> TABOCAS NOTICIAS : Vacina contra câncer de mama passa em teste

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Vacina contra câncer de mama passa em teste


Pesquisadores norte-americanos testaram com sucesso uma vacina contra o câncer da mama. 
Ela é capaz de fortalecer o sistema imunológico dos pacientes e incitá-lo a atacar as células doentes. 
Isso contribui, ao mesmo tempo, para atrasar a progressão da doença. 

A pesquisa 
A vacina, desenvolvida por uma equipe da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, nos EUA, foi testada num pequeno ensaio clínico com 14 pessoas e se mostrou segura em pacientes com câncer de mama com metástase – casos em que há manifestação de uma proteína chamada mamoglobina-A. 
Em comunicado, a universidade explica que o remédio faz com que o sistema imunológico ataque esta proteína, encontrada quase exclusivamente nos tecidos da mama e que se manifesta "em níveis anormalmente altos" em casos de câncer, embora não seja conhecido o seu papel em organismos saudáveis.  
Novos testes 
O cirurgião Wiliam E. Gillanders, principal autor do estudo, afirma que os resultados são "muito encorajadores". 
Dos 14 pacientes que receberam a vacina, cerca de metade não apresentou progressão da doença um ano após a sua administração. 
Os especialistas da Universidade de Washington estão agora, planejando um ensaio clínico mais amplo para testar a vacina em pacientes recém-diagnosticadas que, em teoria, têm ainda sistemas imunolgicos mais fortes. 
"Se a vacina for administrada no início do tratamento, os sistemas imunológicos não estarão tão comprometidos", esclarece Gillanders. 
"Agora, temos bons indicadores de que a vacina é segura e acreditamos que testá-la em pessoas que acabaram de ser diagnosticadas nos dará uma melhor ideia da sua eficácia", finaliza o cirurgião. 
Detalhes do estudo aqui (em inglês). Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário