> TABOCAS NOTICIAS : TJ-RJ absolve Nem e ex-líder comunitário da Rocinha por tráfico

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

TJ-RJ absolve Nem e ex-líder comunitário da Rocinha por tráfico

Vídeo flagrou representantes a associação negociando fuzil com traficante. Nem continua preso por ter sido condenado em outros processos.

O traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, e o ex-líder comunitário da favela, William de Oliveira, foram absolvidos por unanimidade, em 2ª instância, pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico, nesta terça-feira (2). 

O antigo vice a associação Alexandre Leopoldino da Silva também foi inocentado na ação. O trio havia sido condenado em 1ª instância em 2013. Nem, no entanto, segue cumprindo pena por condenações em outros processos. 

Os advogados dos réus haviam entrado com ação de apelação no tribunal. A absolvição aconteceu por falta de provas. A decisão só será publicada pela Justiça nesta quarta-feira (2). O Ministério Público informou que só vai se pronunciar após a publicação da sentença. 

William e Alexandre tiveram pena de quatro anos de prisão em regime semi-aberto, após a primeira decisão. Eles foram flagrados em um vídeo recebendo dinheiro de Antônio Bonfim Lopes, o Nem, antigo chefe do tráfico da comunidade, numa suposta negociação por um fuzil. A dupla foi presa, mas conseguiu o direito de recorrer em liberdade devido a um habeas corpus. 

Nem cumpre pena no presídio de segurança máxima em Mato Grosso do Sul, por condenações em outros processos. 

Após a decisão, William da Rocinha comemorou a absolvição através de sua página no Facebook. "Glória a Deus. Fui absolvido, glória a Deus, em nome de Jesus. Acabou! Acabo de ser absolvido na terceira Câmara Criminal. Fui preso dia 02/12/2011 e hoje fui absolvido dia 02/12/2014, completa 3 anos. (...) Agradeço a meus advogados usados por Deus para me ajudar", postou. 

Na época em que foi preso, William trabalhava como assessor da vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB). Na época, ela se disse surpresa ao ver as imagens em que o ex-líder comunitário aparecia ao lado de Nem. 

William também agradeceu a ela. "Agradeço a Andrea Gouvêa Vieira que nunca duvidou do meu caráter e nunca me abandonou. Meu muito obrigado", publicou em sua página. 

Entenda o caso 
Um vídeo de 18 minutos gravado por uma moradora da Rocinha, na Zona Sul do Rio, levou a polícia a prender o ex-líder comunitário da Rocinha, William de Oliveira, em 2011. 

Segundo a polícia, as imagens mostram William negociando um fuzil com o traficante Antonio Bonfim Lopes, o Nem, ex-chefe do tráfico da Rocinha. A polícia informou ainda que o vídeo foi entregue por uma mulher ao delegado da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) logo após a ocupação da comunidade. As imagens mostram William recebendo dinheiro de Nem. Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário