> TABOCAS NOTICIAS : Restauração desastrosa faz turismo bombar em cidade da Espanha

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Restauração desastrosa faz turismo bombar em cidade da Espanha

A obra original e a restauração feita por Cecilia Giménez - Foto: AFP
No começo, todos riram da bizarra restauração da obra "Ecce Homo" feita por Cecilia Giménez, de 83 anos, em 2012. Mas é a prefeitura da ex-pacara Borja (Espanha), onde a obra se encontra, que está rindo por último. 
De acordo com reportagem do "New York Times", graças à restauração desastrosa do afresco de mais de 100 anos, Borja não é mais a mesma. O turismo está explodindo na pequena cidade. 
A igreja onde a obra reluz já atraiu mais de 150 mil turistas por causa do trabalho de Cecilia. Boa parte é do Brasil, do Japão e dos EUA. Os visitantes pagam 1 euro (cerca de R$ 3,2). "Ecce Homo" virou uma fábrica de dinheiro: a imagem restaurada estampa bilhetes de loteria e duas vinícolas lutaram pelo direito de usar a imagem em suas garrafas. A arrecadação só com o ingresso supera R$ 480 mil.
Cecilia Giménez, a responsável pelo boom turístico em Broja / Reprodução
De acordo com a prefeitura, enquanto outros negócios estão em franca decadência por causa da crise econômica espanhola, o turismo só cresce. Graças a uma idosa que decidiu, por conta própria, restaurar o afresco. 
A restauração de Cecilia logo caiu no gosto dos internautas, dando origem a paródias em todo o mundo — e logo petições exigiam que a restauração fosse mantida.
'Monalisa' inspirada na restauração / Reprodução
'O grito', de Munch, versão 'restaurada' / Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário