> TABOCAS NOTICIAS : Primeiro teste rumo à exploração de Marte é concluído com sucesso

sábado, 6 de dezembro de 2014

Primeiro teste rumo à exploração de Marte é concluído com sucesso

A Nasa anunciou por meio do seu site oficial e redes sociais que a missão com Orion terminou com sucesso nesta sexta (5), na parte da tarde. A cápsula caiu no oceano Pacífico, conforme o esperado, por volta das 14h30 do horário de Brasília.

A última atualização dada pela agência espacial norte-americana diz que a Marinha dos Estados Unidos estava se movimentando para recuperar a cápsula no meio do mar e trazê-la de volta para os galpões da Nasa.

Durante a volta para a Terra, a cápsula experimentou temperaturas altíssimas, atingindo até 2.200 °C. Ao entrar na atmosfera, Orion atingiu a velocidade de 480 km/h, mas por conta dos paraquedas, que funcionaram normalmente, a cápsula caiu na água a 30 km/h, às 11h20 do horário local.

A cápsula deu duas voltas na Terra a uma distância de 5.793 quilômetros do planeta, 15 vezes mais longe que a distância para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em um percurso que durou cerca de quatro horas. Esse primeiro teste servirá para que os cientistas possam analisar seus sistemas e, em particular, o escudo térmico que a protege. Fonte: Com informações do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário