> TABOCAS NOTICIAS : Pessoas gratas são mais felizes e saudáveis

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Pessoas gratas são mais felizes e saudáveis


Foto: Wikimedia Commons
Pesquisadores descobriram que a gratidão pode melhorar o bem-estar, a saúde e os relacionamentos das pessoas.
O psicólogo Erin Olivo, da Columbia University - autor do estudo publicado na revista Heart Internation - explica que as pessoas que vêem a gratidão como um traço de personalidade, mais do que como um estado, tendem a ser mais saudáveis e felizes. 

"Elas têm fortes conexões sociais e sólidos relacionamentos. Há algumas evidências que as pessoas que são mais otimistas, ou têm uma atitude de gratidão têm uma imunidade mais alta", completa.

Doenças
O estudo descobriu que os pacientes cardíacos agudos, que passaram por intervenções psicológicas positivas, tiveram melhores resultados do que aqueles que não se submeterem às intervenções.

Especialistas têm dito, entretanto, que é possível treinar a si mesmo para tornar a gratidão um hábito regular e não apenas algo passageiro.  

As dicas são da Fast Company:

1. Pratique isso
Pode parecer óbvio, mas a psicóloga Cherie Dortch diz que muitas vezes as pessoas estão focadas no que elas não têm e esquecem as milhares de razões que existem para serem gratas. "Sempre há algo para agradecer, mesmo durante os períodos mais difíceis", ela completa.

2. Adicione significado à gratidão
Quando você aprecia as coisas pelas quais você é grato, pode compreendê-las melhor e usá-las como ponto de conexão, tornando o ato de dar graças mais poderoso, diz ela.
Pense sobre o ato, ou a situação, o esforço que demandou para tornar isso uma realidade, o que desempenhou um papel nesta realização e como ele beneficia você. Use esse entendimento, aprofundando para adicionar mais significado à sua gratidão.

3. Escreva sobre ela
Todos os especialistas recomendam manter um diário de gratidão. Escrever as coisas pelas quais você é grato diariamente ajuda que você mantenha o foco nelas.

4. Escolha ser grato
Mesmo quando os tempos são difíceis, nós podemos tentar ser mais positivos e gratos. É preciso procurar ativamente e focar em coisas pelas quais podemos ser gratos.

5. Entenda as limitações
A gratidão pode ser uma força poderosa em nossas vidas, mas também é importante não pensar nisso como uma cura para tudo, ou uma desculpa para a negação. Não é útil ser grato por um cônjuge abusivo porque ele - ou ela - é agradável algumas vezes, ou para ser grato por circunstâncias nocivas.
Com informações do Portal Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário