> TABOCAS NOTICIAS : Oposição vai ao STF por decreto que libera verbas só se manobra fiscal for aprovada

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Oposição vai ao STF por decreto que libera verbas só se manobra fiscal for aprovada

do BOL, em São Paulo
A oposição ao governo Dilma Rousseff decidiu recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o decreto da presidente que condiciona o aumento da liberação de verba destinada a redutos políticos do Congresso à aprovação da manobra fiscal, que poderá permitir ao governo fechar suas contas em 2014. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Para o DEM, que entrou com a representação, a autorização do recurso vinculada à votação no Congresso carrega um "desvio de finalidade", uma vez que o decreto, que deveria regulamentar uma lei, está sendo usado como ferramenta de pressão.

Entenda o caso
Para aprovar uma manobra que permite ao governo descumprir a meta para o pagamento da dívida pública, o Executivo acenou a liberação de R$ 444 milhões para obras e investimentos em redutos eleitorais para deputados e senadores.

A promessa da verba foi inserida em um decreto assinado por Dilma na sexta (28), mas o texto explicita que o pagamento só será autorizado se o Congresso aprovar o projeto de lei que permite o não cumprimento do chamado superavit primário.

De janeiro até outubro deste ano, as contas públicas acumularam um deficit de R$ 11,6 bilhões. (Com informações da Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário