> TABOCAS NOTICIAS : NY terá internet grátis em toda cidade

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

NY terá internet grátis em toda cidade

Foto: Wikimedia Commons 
Nova Iorque terá internet gratuita em todos os bairros. 
A primeira rede vai ser instalada em 2015.
O anúncio do sistema “LinkNYC” foi feito pelo prefeito Bill de Blasio como “a mais ampla e rápida rede de internet grátis municipal”. Ela também terá terminais que substituirão os telefones públicos pagos.

Custo zero
A rede, que terá seus primeiros equipamentos instalados no fim de 2015, será financiada com publicidade e não custará um único dólar aos contribuintes, explicou a Prefeitura, que espera ganhar US$ 500 milhões nos próximos 12 anos.

Os terminais vão oferecer “acesso à internet grátis 24 horas por dia, sete dias por semana, com velocidades de gigabytes, que é 100 vezes mais rápida que a média da internet pública”, informou.

Além disso, vai incluir um “leque de outros serviços com chamadas gratuitas nos Estados Unidos, um tablet tátil com acesso aos serviços da cidade e posto de recarga para equipamentos eletrônicos”, entre outros serviços.

A Prefeitura autorizou a construção de até 10 mil terminais “LinkNYC”, com um raio de cobertura de 45 metros nos cinco distritos da cidade (Manhattan, Queens, Bronx, Brooklyn e Staten Island).

Cidade conectada
“Com esta proposta para a mais ampla e rápida rede de internet grátis municipal do mundo, acessível e livre para todos os nova-iorquinos e turistas, estamos dando um passo crítico rumo a uma cidade mais equitativa, aberta e conectada”, disse De Blasio, citado no texto.

O acordo ainda deve ser validado pelo Comitê de Revisão de Concessões de Franquias da cidade.

Alguns bairros de Nova York, como Chelsea, em Manhattan, já têm internet grátis na rua, por conta de um projeto piloto da gigante da informática Google, também disponível em vários parques. Com informações do Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário