> TABOCAS NOTICIAS : Japão ordena abate de 42 mil frangos devido a novo surto de gripe aviária

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Japão ordena abate de 42 mil frangos devido a novo surto de gripe aviária

As autoridades japonesas ordenaram hoje (29) o abate de cerca de 42 mil frangos no Oeste do país após a confirmação de um novo surto de gripe aviária, o segundo em menos de um mês. Testes de DNA confirmaram a presença do tipo H5 do vírus em uma propriedade rural na cidade de Miyazaki, na Ilha de Kyushu, no Sudoeste do país, depois de o proprietário ter relatado ontem (28) a morte de várias aves de maneira repentina, informou o governo local.

As autoridades iniciaram hoje o abate e solicitaram às propriedades localizadas num raio de 10 quilômetros em torno da propriedade afetada para não transportarem as aves para fora daquela área geográfica.

Esse caso surge cerca de duas semanas depois de o governo ter ordenado o abate de aproximadamente 4 mil frangos em uma propriedade em Miyazaki, local onde ocorreu o primeiro surto de gripe aviária no Japão, desde abril.

Não há informações que indiquem uma eventual ligação entre o primeiro surto e o atual, de acordo com o Ministério da Agricultura, que informou que mais testes serão feitos por um instituto.

Em abril, ao menos 112 mil frangos foram abatidos em dois dias devido ao surto, também no Sudoeste do Japão. Agência Lusa/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário