> TABOCAS NOTICIAS : Eike Batista pode ser interrogado já no dia 17

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Eike Batista pode ser interrogado já no dia 17

O interrogatório do ex-bilionário brasileiro Eike Batista pode acontecer já no próximo dia 17. Segundo o titular da 3ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, juiz Flávio Roberto de Souza — que preside o julgamento — as últimas oito testemunhas do processo, sendo duas de acusação e seis de defesa estão convocadas para serem ouvidas neste dia. Se tudo ocorrer de forma rápida, a próxima etapa é ouvir o empresário.

— Se for uma audiência rápida, pode ser interrogado no mesmo dia 17.

A segunda audiência do caso acontece, a partir das 13h, no auditório do Tribunal do Júri da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Caso Eike não seja ouvido no dia 17, o interrogatório deve acontecer apenas em janeiro, após o recesso da Justiça que vai do dia 20 de dezembro a seis de janeiro.

Denúncia
A denúncia do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro — acatada pela 3ª Vara Federal Criminal do Estado — narra a ocorrência de três fatos criminosos, sendo um de manipulação de mercado (pena de um a oito anos) e dois de uso indevido de informação privilegiada (insider trading, com pena de um a cinco anos, mas multiplicado por dois). Assim, se for condenado, o empresário pode ficar até 18 anos atrás das grades.

Recentemente a defesa do ex-bilionário pediu para que seja feita uma perícia contábil. O habeas corpus foi concedido pelo desembargador Messod Azulay, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

— É designado um perito na matéria do petróleo para ele mandar um parecer para saber se os postos tinham condições de produzir ou não o petróleo que eles estavam esperando.

O juiz disse que ainda não analisou o pedido da defesa e que a decisão pode sair até mesmo no dia da audiência.

— A perícia faz com o que o processo demore a andar.

O magistrado explica que isso acontece porque, apesar de as oitivas das testemunhas e o interrogatório de Eike acontecerem enquanto está se realizando a perícia, a sentença só pode ser dada após a entrega do documento. Foto: Ricardo Moraes/Reuters - Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário