> TABOCAS NOTICIAS : Eduardo Suplicy se despede do Senado e critica o PT

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Eduardo Suplicy se despede do Senado e critica o PT


do BOL, em São Paulo/Sergio Lima/Folhapress
17.dez.2014 - Discurso de despedida de Eduardo Suplicy, que foi Senador por São Paulo por mais de duas décadas, contou com diversas homenagens

Desde 1991 atuando como Senador por São Paulo, Eduardo Suplicy (PT) fez nesta quarta-feira (17) seu último discurso no Congresso Nacional. O parlamentar, em sua fala, fez um pedido para que o PT faça uma reflexão sobre seus "erros" nos últimos anos. As informações são da Folha de S.Paulo.

Suplicy afirmou que seu partido perdeu força em São Paulo devido a um "tsunami" que acabou reduzindo a votação da sigla. Vale lembrar que o petista não se reelegeu neste ano para o cargo de Senador porque foi derrotado por José Serra (PSDB), por 58% a 32%.

Para o petista, é preciso identificar os problemas existentes em seu partido. "Todos nós do PT devemos fazer uma reflexão de profundidade, especialmente em São Paulo, para conhecermos melhor as razões pelas quais encontramos tantos obstáculos. É necessário refletir sobre os erros cometidos para que venhamos a tomar medidas necessárias para prevenir, corrigir e não incidir mais nos tropeços que macularam a nossa imagem."

Mesmo pedindo uma reflexão, o ainda Senador não falou em seu discurso sobre os escândalos de corrupção que envolveram membros do PT, como o mensalão e o atual caso da Petrobras.

O político apresentou números que comprovam a diminuição da força do PT em São Paulo - local onde a sigla surgiu durante a década de 80 -, mencionando, por exemplo, o desempenho do candidato Alexandre Padilha ao governo do Estado, que teve apenas 18% dos votos. Geraldo Alckmin (PSDB), com 57%, e Paulo Skaf (PMDB), com 21%, superaram o ex-ministro da Saúde.

Apesar da tristeza com sua derrota no Senado, Suplicy comemorou a reeleição de Dilma Rousseff ao cargo da presidência da República. "A alegria que senti pela vitória da presidente Dilma, sobretudo pelos votos nos Estados do Norte e em Minas Gerais, me recompensou pela tristeza de não ter sido eleito", declarou.

Ainda no discurso, o petista fez um balanço de sua trajetória no Senado e destacou uma proposta de sua autoria, que cria a renda básica de cidadania, e fez um apelo à presidente. "Espero que ela [Dilma] possa atender essa iniciativa de bom senso, antes que termine meu mandato."

Parlamentar homenageado
Suplicy recebeu diversas homenagens vindas de diferentes parlamentares, incluindo os senadores Aécio Neves e Aloysio Nunes, ambos do PSDB. "Gostaria de ressaltar seu gesto sempre juvenil de continuar militando na política sem abrir mão de nossas convicções", falou Aécio.

Ex-mulher de Eduardo, Marta Suplicy, também dentro da política, exaltou sua atuação no parlamento. Segundo ela, Suplicy sempre abriu seu gabinete para todos e tratou seus eleitores de forma igualitária. "Isso o distingue nesta Casa. Coerente, determinado e competente em busca de seus ideais. Boa sorte e que tudo continue muito bem na sua vida", disse. Emocionado ao ouvir as palavras de Marta, com quem tem três filhos, o Senador fez questão de valorizar o trabalho feito por ela, principalmente quando foi prefeita de São Paulo.

O petista também foi homenageado por outros políticos do Senado, como Pedro Simon (PMDB), seu amigo pessoal, que classificou Suplicy como "uma das pessoas mais corretas, sérias e puras" que já conheceu. (Com informações da Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário