> TABOCAS NOTICIAS : Deputado eleito e prefeito são presos por fraudes em Rondônia

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Deputado eleito e prefeito são presos por fraudes em Rondônia

Carlos Madeiro/Do UOL, em Maceió / Divulgação/Governo de Rondônia
O deputado federal eleito pelo Estado Lúcio Antonio Mosquini (PMDB) 
Uma operação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) prendeu, nesta quarta-feira (3), o deputado federal eleito pelo Estado Lúcio Antonio Mosquini (PMDB). Além dele, também foi preso o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (PSD). Os mandados de prisão foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado. 

Segundo as investigações da Operação Lupus --uma referência ao local da Grécia antiga onde eram realizadas atividades desportivas--, os dois fariam parte de uma "organização criminosa instalada no poder público estadual", que teria praticado crimes como falsidade ideológica, uso de documento falso, fraude a licitação, peculato (desvio de recursos públicos), lavagem de dinheiro, entre outros. A fraude contaria com a participação de empresários, policiais militares e políticos. 

O MP-RO informou que as investigações são referentes às obras do "Novo Espaço Alternativo", em Porto Velho. A obra foi contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia à época em que Mosquini era presidente, pelo valor de R$ 22,8 milhões. 

A obra do parque foi lançada no ano passado, mas já havia sido parada e era alvo de ação da área urbanística, que questionou problemas como a falta de licença ambiental e do relatório de impacto de vizinhança. A construção é esperada pelos moradores e deve servir como espaço de caminhada e lazer da população, às margens de uma rodovia. 

A licitação foi vencida pelo consórcio de Obras Centro Oeste, que teria Mosquini como um dos engenheiros responsáveis. Os trabalhos investigativos do MP-RO iniciaram em agosto de 2014. As obras no local tiveram início no primeiro semestre. 

Além das duas detenções, foram expedidos outros 12 mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão e diversas ordens de suspensão de função pública, proibição de acesso a órgãos públicos, indisponibilidade de bens e outras medidas cautelares nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto e Ji-Paraná. 

Os nomes dos demais acusados não foram revelados. A ação contou com apoio das polícias Militar e Rodoviária Federal. 

O UOL tentou localizar o advogado de Mosquini, mas até o momento não conseguiu identificar o defensor. Em outubro, o pemedebista foi eleito com 40 mil votos pelos rondonienses. À Justiça Eleitoral, ele declarou ter um patrimônio de R$ 2,6 milhões. 

A reportagem também ligou para a prefeitura de Ouro Preto do Oeste, mas as ligações não completaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário