> TABOCAS NOTICIAS : Conheça seis maneiras não usuais de economizar água

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Conheça seis maneiras não usuais de economizar água

Você já sabe que tem de fechar a torneira ao escovar os dentes. Você também já ouviu falar do quanto é importante não passar horas embaixo do chuveiro — cinco minutos bastam.

Essas e outras práticas comuns são essenciais na preservação da água potável do planeta. Agora, o que pode realmente te surpreender é que comer menos carne, por exemplo, também ajuda a economizar o recurso. 

A bandeira contra o desperdício voltou recentemente ao centro dos debates. A falta de chuva reduziu o nível das represas do sistema Cantareira, que fornece água para casas de mais de 8 milhões de brasileiros. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) chegou a anunciar no início de fevereiro um desconto de 30% para quem gastasse menos água. 

Independentemente do incentivo, vale a pena mudar hábitos diários. Estudos apontam que quase 40% da água tratada no Brasil é desperdiçada. 

1. Não regue suas plantas em horários em que o dia está mais quente. Motivo? A água evapora com facilidade e deixa de ser aproveitada tanto quanto poderia. A dica é regá-las quando estiver mais frio e, se possível, com água reutilizada da chuva (ou mesmo aquela que você deixou no copo e ia jogar na pia). 

2. Coma menos carne. Duas coisas que não parecem ter relação, certo? No entanto, para produzir um simples hambúrguer são gastos cerca de 2.390 litros de água. 

3. Garrafas são melhores do que copos. Sabe aquele restinho de água que vai para o ralo quando você não bebe? É mais difícil acontecer isso quando você utiliza squeezes. (E, no caso de copos de plástico, você ainda ajuda a impedir o acúmulo de lixo no planeta: duas vezes sustentável.) 

4. Você não precisa lavar roupa todos os dias. Acumule um número de peças que com que possa encher a máquina. Regra semelhante serve para a lavadora de louças — não compensa ligar a máquina por causa de dois copos, não é? 

5. Reaproveite na cozinha. A água que sobra de alimentos cozidos pode ser usada para fazer uma sopa, por exemplo. Além de economizar água, evita o desperdício de nutrientes. 

6. Use uma dessas invenções no seu banheiro. Ok, não será fácil encontrá-las, mas vale a pena conhecer. À esquerda, o mictório criado pelo designer Kaspar Jursons reúne as funcionalidades de uma torneira e de uma descarga — a mesma água com que você lava as mãos escorre para a parte inferior. Do outro lado, um vaso sanitário que reutiliza a água da máquina de lavar roupas, elaborado para uma competição de design. Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário