> TABOCAS NOTICIAS : CONC. DO COITÉ-BA: Mãe coloca casa a venda para tentar realizar cirurgia da filha que sofre de Escoliose

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CONC. DO COITÉ-BA: Mãe coloca casa a venda para tentar realizar cirurgia da filha que sofre de Escoliose

A residencia de Rita de Cássia tem o térreo e o primeiro andar. 
A dona de casa Rita de Cássia Ferreira da Silva Brito, moradora do Bairro Abdon Rufino em Conceição do Coité, vive um grande drama diante de um sério problema que a filha Rebeca Larissa, de apenas 12 anos, vem sofrendo a cerca de um ano e dois meses. 

Segundo ela, a garota começou apresentar uma deformidade no corpo em agosto do ano passado (2013) fez exame e constatou escoliose, muito rapidamente vem se evoluindo a deixando com o corpo torto e que tem afetado sua estética e o conforto do seu dia a dia, situação que vem preocupando toda família, de forma que Rita de Cássia em comum acordo com o marido decidiu colocar placa de venda na casa a fim de conseguir o dinheiro para pagar a cirurgia que custa em torno de R$ 150 mil. 

Rebeca sente dificuldade para dormir. 
“Pelo SUS é possível, mas precisamos esperar um ano ou mais e minha preocupação é a rapidez como ela vem se deformando, a primeira vez que fiz uma panorâmica dela apresentou curvatura de 40 graus e dez meses depois na segunda já estava em 78 graus, por isso nossa preocupação em ter que esperar um ano ou mais pelo SUS”, disse a dona de casa. 

Para amenizar a situação, o médico que acompanha a garota pediu que fosse feito um colete especial para tentar evitar a evolução da doença. 

Rita de Cássia pede a contribuição das pessoas e também das autoridades, no sentido de ajuda-la nesse momento difícil e de incerteza quanto ao futuro da filha, conforme falou, colocou a casa a venda, mas sabe que o valor do imóvel não é suficiente para arcar com toda despesa. 

Quem puder ajuda com qualquer quantia pode depositar numa poupança da Caixa, aberta exclusivamente para isso. 
Conta 91765-7/ Operação 013 em nome de Rita de Cássia Ferreira da Silva Brito. 

O que é Escoliose? 
A escoliose é uma deformidade em curva da coluna vertebral, podendo ou não ser acompanhada de rotação das vértebras, a chamada “giba”. 
Existem vários tipos de escoliose, sendo mais frequente estes três: 
Escoliose congênita (de nascença) 
Escoliose Neuromuscular 
Escoliose idiopática 
Cada um dos tipos se comporta de uma maneira diferente em termos de evolução. 
Causas 
Confira as principais causas para os três tipos existentes de escoliose: 
A escoliose congênita decorre ou de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna, podendo ou não estar associado a fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou do recémnascido 
A escoliose neuromuscular é causada por problemas neurológicos como paralisia cerebral ou musculares que determinam fraqueza muscular, controle precário dos músculos ou paralisia decorrente de doenças como distrofia muscular, espinha bífida e pólio 
Somente a escoliose idiopática não possui causa conhecida. 

Fatores de risco 
Algumas pessoas são mais suscetíveis ao encurvamento da coluna. Alguns fatores são considerados de risco pelos médicos para o desenvolvimento de escoliose idiopática. Confira: 
Idade: Os sinais e sintomas geralmente começam durante a fase mais acentuada de crescimento, que costuma ocorrer pouco antes da puberdade (dos nove aos 15 anos) 
Sexo: Embora ambos os sexos possam ser afetados, as meninas possuem um risco muito maior de desenvolver curvaturas anormais na coluna 
Histórico familiar. A escoliose é mais comum entre membros de uma mesma família que possua antecedentes da deformidade 

Sintomas de Escoliose 
Há suspeita de escoliose quando um ombro parece estar mais alto do que o outro ou quando a pélvis parece estar inclinada. Um olhar leigo não percebe a curvatura nos estágios iniciais exceto quando o paciente dobra o tronco para a frente e a assimetria entre os lados da coluna fica evidente. 
Os principais sintomas da escoliose podem incluir: 
Ombros ou quadris que parecem assimétricos 
Coluna vertebral encurvada anormalmente para um os lados 
Eventualmente desconforto muscular 
Observação: em geral a escoliose na criança não causa dor. Quando a dor está presente há necessidade de uma avaliação médica criteriosa no sentido de afastar outras doenças mais graves. 
Redação CN * Fotos e vídeo Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário