> TABOCAS NOTICIAS : COMEÇAM TESTES DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

COMEÇAM TESTES DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Estação de Bombeamento 1 do Eixo Leste já funciona em caráter de teste
Os canais que saem do Velho Chico somam, juntos, 477 quilômetros. O objetivo, segundo o Ministério da Integração, é levar água a cerca de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, na Paraíba, no Ceará e Rio Grande do Norte. A previsão é atingir mais de 390 municípios no sertão pernambucano, além de 325 comunidades que residem a uma distância de cinco quilômetros da margem dos canais. 

Esse primeiro teste ocorreu na estação 1 do Eixo Leste, em Floresta (PE). A água da Barragem de Itaparica é bombeada até a Barragem de Areias, a primeira das 27 previstas na região. Apesar disso, a população do entorno da obra no sertão pernambucano ainda não tem acesso à água que corre pelo canal. Isso deve ocorrer após a conclusão dos testes, previstos para ocorrer até o fim do ano. 

Ao todo, são cerca de 11 mil funcionários que trabalham no projeto de transposição do São Francisco atualmente. O G1 percorreu 2.500 quilômetros, pelas cidades de Sertânia,Custódia, Floresta, Salgueiro e Cabrobó, em Pernambuco; Monteiro e São José de Piranhas, na Paraíba; além de Jati, Mauriti e Brejo Santo, no Ceará.  Leia na íntegra/Confira fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário