> TABOCAS NOTICIAS : China prende ex-chefe de polícia e ex-ministro de Segurança

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

China prende ex-chefe de polícia e ex-ministro de Segurança

O ex-chefe de polícia e ex-ministro de Segurança da China, Zhou Yongkang, foi detido e expulso do Partido Comunista (PCCh), acusado de corrupção e de divulgar segredos de Estado, entre outros delitos, publicou neste sábado (6) a agência oficial “Xinhua”.

A investigação contra o ex-ministro, que foi anunciada no final de julho, “provou que Zhou violou a disciplina política, organizativa e confidencial do Partido”, segundo a agência, que acrescentou que o político “se aproveitou de sua posição para buscar benefícios e aceitou o pagamento de propina em grande quantidade”.

Zhou, a figura de maior peso político a ser alvo da campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping, é acusado também de ‘abusar de seu poder para ajudar parentes, amantes e amigos, através de operações de negócios que resultaram em sérias perdas para as empresas estatais’ chinesas. Além disso, ‘vazou segredos de Estado e do Partido, cometeu adultério com um grande número de mulheres e utilizou seu poder para obter sexo e dinheiro’.

A agência acrescentou que foram encontradas ‘provas de mais crimes’ cometidos por Zhou durante a investigação. “O que Zhou fez viola seriamente a disciplina do Partido, sua natureza e sua missão”, diz o comunicado divulgado pela Xinhua.

O político, de 71 anos, fez carreira no partido e se transformou em diretor-geral da China National Petroleum Corporation entre 1996 e 1998. Sua ascensão no PCCh o levou a ser duas vezes ministro, de Terras e Recursos e de Segurança Pública.

Também governou a rica província de Sichuan, no oeste do país, e ocupou um cargo no Comitê Permanente do PCCh, no qual são tomadas as principais decisões do país.

Este último cargo, que desempenhou entre 2007 e 2012 quando o Comitê contava com nove membros (agora são sete), o transforma no primeiro funcionário do mais alto escalão a ser detido desde 1976.

Agora, o caso de Zhou passará a ser responsabilidade da procuradoria do país, que anunciou a abertura de uma investigação contra ele, de modo que ainda terá que ser indiciado para que aconteça um eventual julgamento.

O jornal oficial “Diário do Povo” deu boas-vindas à detenção de Zhou e garantiu que ‘a decisão mostra que o Partido persiste em sua crença de salvaguardar os interesses fundamentais do povo’. “A decisão tem a aprovação do Partido e do povo”, afirmou a publicação em seu editorial.

O caso contra Zhou é o de maior peso depois que seu protegido, Bo Xilai, ex-dirigente de Chongqing e um dos políticos mais carismáticos da China, foi condenado à prisão perpétua por corrupção e abuso de poder em setembro do ano passado. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário