> TABOCAS NOTICIAS : Caminhada reduz enxaqueca e depressão

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Caminhada reduz enxaqueca e depressão

Foto: Wikimedia Commons
Tem problemas de enxaqueca? Então comece já a caminhar e correr.
A prática de exercícios aeróbicos regulares é eficaz no tratamento preventivo da enxaqueca crônica.
Um estudo brasileiro, da Unifesp, revela que este tipo de atividade física diminui a intensidade e frequência das crises.
A pesquisa
No estudo, feito durante 2 anos na Universidade Federal de São Paulo, os especialistas analisaram 60 pacientes de ambos os sexos com idade entre 18 e 50 anos, com diagnóstico de enxaqueca crônica.

Os voluntários foram divididos em dois grupos de 30 pessoas: 

O primeiro grupo foi orientado para a prática, durante três meses, de exercícios aeróbicos - caminhadas de 40 minutos ao ar livre, três vezes por semana - e pararam de tomar a medicação.
O segundo grupo tomou os medicamentos prescritos.
 
Após o processo, todos os pacientes foram avaliados conforme a frequência, a intensidade e a duração das dores de cabeça, os dias de uso de medicação analgésica, o índice de massa corporal (IMC) e a pontuação nas escalas que avaliam depressão e ansiedade.

Resultado
Thais Rodrigues Villa, orientadora do estudo e neurologista do Departamento de Cefaleias do Ambulatório de Investigação e Tratamento da Dor de Cabeça (DITH) da Unifesp, afirma que os resultados foram surpreendentes.
 
"O estudo demonstrou que o grupo de pacientes que utilizou a combinação de terapia de medicamentos preventivos associada a exercícios aeróbicos apresentou uma melhoria significativa em todos os parâmetros da cefaleia e também na redução do índice de massa corporal, resultando em perda de peso", revela a investigadora.
 
De acordo com Villa, "a média de dias de dor de cabeça num mês passou de 23 para 5 dias", uma redução bastante superior à dos pacientes que apenas tomaram a medicação: estes "melhoraram cerca de 50%, com uma queda de 25 para 13 dias de dor". 
 
Depressão e ansiedade
Além disso, "a melhoria nos sintomas de depressão e ansiedade também foi mais evidente no grupo que praticou exercícios", notou a especialista.

Ela diz que "o exercício aeróbico de intensidade moderada, praticado regularmente, pode promover o relaxamento muscular, a melhoria do condicionamento cardiovascular e a redução da frequência, intensidade e duração das crises de dor de cabeça".
 
A coordenadora do estudo destacou ainda que, "mesmo com os exercícios realizados em casa, os pacientes tiveram resultados positivos".

Mas lembrou que "para a realização deste tipo de tratamento é necessário o acompanhamento de um médico especialista". Com informações do Boas Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário