> TABOCAS NOTICIAS : Aplicativo fiscaliza gastos de Deputados

sábado, 6 de dezembro de 2014

Aplicativo fiscaliza gastos de Deputados

Foto: Reprodução Akan
Quer acompanhar os gastos do seu parlamentar de forma simples e rápida?
Oito estudantes da Universidade de Brasília - UnB - desenvolveram um aplicativo para informar quanto os deputados federais brasileiros gastam mensalmente com gasolina, passagens aéreas, alimentação, entre outros custos.
Akan, como é chamado o app, foi construído com dados abertos para sistemas iOS. 
Com ele é possível “seguir” os deputados e ser notificado quando estes realizarem novos gastos.

O aplicativo também disponibiliza gráficos comparativos e a média de gastos de todos os deputados federais.
O usuário ainda pode compartilhar as informações diretamente no Facebook.

A legislação brasileira beneficia cada deputado com valores para o exercício da atividade parlamentar. 
Além do salário, esse dinheiro é usado para gastos específicos, o que constitui a chamada Cota para Exercício da Atividade Parlamentar.

“Nós somos cidadãos e programadores. Como programadores podemos ajudar na política ao permitir que o povo tenha acesso à informações que não podem ser acessadas diretamente, pois algumas delas precisam de um tratamento prévio e de uma apresentação mais didática para surtirem um real efeito na sociedade”, diz Matheus Souza Fonseca, um dos integrantes do grupo.

Como
“Para o projeto final de uma disciplina da universidade consultamos o portal oficial do governo brasileiro para disponibilização de dados abertos - www.dados.gov.br - e encontramos as CEAPs", conta Matheus.

“O tema parecia extremamente interessante por conta do seu cunho político e orçamentário, onde nós alunos poderíamos fornecer a população maior consciência desses gastos, pois grande parte dela com certeza nem sabe da existência disso.”
Download
Atualmente o aplicativo já está disponível para download gratuito na Apple Store e uma versão para a plataforma Android está sendo desenvolvida por outros alunos, também da UnB, e deverá ser lançada até o final de novembro.

“Cada um tem um papel importante na sociedade, independentemente de cargo ou profissão, todos podem ajudar da sua maneira na manutenção da democracia e em prol do bem estar social.” Com informações do Catraca Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário