> TABOCAS NOTICIAS : TRÊS estados nos EUA legalizam maconha

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

TRÊS estados nos EUA legalizam maconha

Da Reuters 
Voluntários pedem votos para legalizar a maconha em Washington DC (Foto: Allison Shelley / Getty/Images / AFP Photo) 

Eleitores nos Estados norte-americanos do Oregon e do Alasca e na capital federal dos Estados Unidos decidiram, na terça-feira (4), legalizar o uso recreativo da maconha, em vitórias cruciais que podem dar impulso ao movimento pela legalização. 

A proposta no distrito de Columbia, segundo a qual estaria permitida a posse de maconha mas não sua venda no varejo, foi aprovada com cerca de 65% dos votos, mostraram resultados não oficiais. 

Já as medidas no Oregon e no Alasca vão mais longe e estabelecem uma rede de lojas de maconha regulares, similares àquelas que já operam nos Estados de Colorado e Washington, após votações pela legalização realizadas em 2012. 

Os referendos ocorreram em meio a uma mudança de opinião dos norte-americanos sobre a maconha nos últimos anos, o que tem dado impulso aos esforços para legalizar a cannabis, uma droga que continua ilegal sob a lei federal norte-americana. 

A proposta do distrito federal dos EUA tinha a aprovação prevista, mas pode ser revertida em uma revisão feita pelo Congresso dos EUA, que possui jurisdição sobre a legislação da capital do país. 

A medida prevê a permissão a pessoas de ao menos 21 anos para portarem até 57 gramas de maconha e cultivarem até seis plantas. 

Enquanto isso, uma proposta de emenda constitucional para tornar a Flórida o 24º Estado norte-americano, e o primeiro na região sul, a permitir o uso medicinal da maconha foi reprovada após ter recebido pouco menos dos 60% dos votos necessários para a aprovação, de acordo com grupos tanto a favor como contra a medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário