> TABOCAS NOTICIAS : Transposição do São Francisco: Promessa de alívio para uns e motivo de preocupação para outros

domingo, 16 de novembro de 2014

Transposição do São Francisco: Promessa de alívio para uns e motivo de preocupação para outros

Impulsionada por um sistema de quatro bombas –cada uma com peso equivalente a cem carros–, as águas do rio São Francisco molharam pela primeira vez os canais de concreto da transposição.

Os primeiros testes da transposição, iniciados há um mês, colocaram comunidades em rota de colisão. Enfrentando forte estiagem há quatro anos, moradores veem com ressalvas o desvio das águas, que, durante os testes, não servirá às comunidades.

A captação é feita num dos principais reservatórios do rio São Francisco, o lago de Itaparica, que está com apenas 15% do seu volume útil.

Em Petrolândia, no sertão de pernambucano, o medo é sentimento recorrente. No perímetro irrigado Icó-Mandantes, pequenos agricultores reduziram a plantação e estão perdendo a produção de coco, melancia, cebola e hortaliças.

“Estão descobrindo um santo para cobrir outro”, diz José Arivaldo Gomes, 30, que, com o início de um racionamento para irrigação, reduziu a área da cebola de quatro para um hectare.

Moradores de Petrolândia protestaram contra os testes. A Força Nacional atuou para arrefecer os ânimos e garantir o bombeamento das águas.

Cerca de 120 km ao norte, o leito do riacho do Navio, imortalizado na música de Luiz Gonzaga, é só areia.

No assentamento de agricultores na zona rural da cidade vizinha de Floresta, Carmélio vê o vaivém de caminhões e tratores que escavam mais um trecho de canais.

Com a seca, cobra celeridade nas obras, abandonadas em 2012 e retomadas este ano. “Estamos ansiosos. Soube que estão enchendo os canais e não vejo a hora de a água chegar aqui também”, diz.

Diretor do sindicato rural de Floresta, Ricardo Souza diz que alguns “reclamam de bucho cheio”: “Se quiserem protestar de novo, vamos contra-atacar. Precisamos dessa água”.

As famílias que dependem da agricultura de sequeiro –sem irrigação– em Floresta sobrevivem de benefícios como o Bolsa Família. Pequenos trabalhos na zona urbana complementam a renda.

BOMBEAMENTO
Desde outubro, quando as bombas foram acionadas, o nível do reservatório de Itaparica baixou. O governo nega que seja resultado dos testes.

Com o início dos testes, 5 mil litros de água por segundo passaram a ser bombeados para os canais. Aumentará para 28 mil com a obra pronta, volume um pouco menor do tratado pelo sistema Cantareira, de São Paulo.

A obra da transposição atualmente tem 12 mil trabalhadores em atividade e está 66% concluída. A previsão de entrega dos eixos norte e leste é dezembro de 2015.

A expectativa é que atenda 325 comunidades rurais no entorno dos canais. Ainda não há previsão de quando as ligações de água para as casas dos sertanejos serão feitas.

A obra, inicialmente orçada em R$ 4,5 bilhões e com entrega prevista para 2012, teve seu custo atualizado para R$ 8,2 bilhões. Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário