> TABOCAS NOTICIAS : Tomar leite pode aumentar o risco de fraturas ósseas, diz estudo com 106.000 pessoas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Tomar leite pode aumentar o risco de fraturas ósseas, diz estudo com 106.000 pessoas

Apesar do que a maioria de nós já ouviu desde criança, tomar leite pode não ser a melhor forma de obter cálcio.

De acordo com novo estudo publicado na revista BMJ, podemos estar completamente enganados sobre o fato de que o leite pode proteger a saúde, pelo menos quando o assunto é a rigidez e resistências dos nossos ossos.

De acordo com a revista Forbes, o estudo mostrou que consumir muito leite está ligado a um maior risco de fraturas e morte precoce. Enquanto isso, queijo, iogurte e outros derivados fermentados, parecem ser “seguros”.

Não está claro qual a ligação entre o grande consumo de leite e a fragilidade óssea, mas cientistas sugerem que o leite ingerido sozinho, pode aumentar o estresse oxidativo, além de inflamações.

A publicação controversa causou polêmica e diversos especialistas se pronunciaram sobre o assunto. O estudo não sugeriu que as pessoas parem de tomar leite, mas que “tivessem um consumo moderado”.

Nos últimos anos, vários estudos questionaram o real papel sobre o leite de vaca na saúde humana. Alguns demonstraram que pode existir uma ligação com doenças cardíacas e diabetes, enquanto outros salientam que iogurtes e fermentados lácteos têm apresentado benefícios ao coração.

O principal autor da pesquisa, Karl Michaelsson, disse: “Eu estudei fraturas ósseas nos últimos 25 anos e estou intrigado com o que os dados mostram e por haver uma grande tendência e maior risco de fraturas em pessoas que ingerem muito leite”, disse.

Saiba mais!

Por que o leite poderia levar à inflamação? A resposta talvez esteja no açúcar D-Galactose que está associado ao envelhecimento acelerado.

“Mesmo em doses baixas de D-Galactose, é possível induzir mudanças que se assemelham ao envelhecimento natural em animais. Além disso, ocorre estresse oxidativo, alterações genéticas de transcrição, diminuição da resposta imune, neurodegeneração e outros problemas”, disse Michaelsson.

O estudou teve a participação de 61.000 mulheres e 45.000 homens, que foram questionados sobre seus hábitos alimentares. Segundo os dados, as mulheres não ganharam nenhum benefício por tomarem 3 ou mais copos de leite por dia, e tiveram os riscos de fratura aumentados. Além disso, ambos os sexos que consumiam muito leite, tiveram mortes precoces.

Os cientistas acompanharam as mulheres por 20 anos e os olhos por 11.

O estudo é, no mínimo, intrigante, dada a frequência com que o leite é consumido como uma ferramenta saudável de manter o bom estado dos ossos.

Ao que tudo indica, novos estudos irão reforçar ainda mais a necessidade de consumir leite com muita moderação. O mesmo não ocorre com queijo, iogurtes e bebidas fermentadas que parecem estar na lista de produtos seguros ao consumo. Fonte: Forbes Foto: Reprodução / canteengirl / telegraph

Nenhum comentário:

Postar um comentário