> TABOCAS NOTICIAS : Surge o 1º caso suspeito de Brucelose Humana no Extremo Sul da Bahia

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Surge o 1º caso suspeito de Brucelose Humana no Extremo Sul da Bahia

Surge o primeiro caso ainda suspeito de Brucelose Humana, na região do extremo sul da Bahia. O paciente ainda sob observação foi atendido por um profissional médico no distrito de Ponto Central, no município de Santa Cruz Cabrália. O caso foi notificado à 8ª Dires, em Eunápolis, bem como à Adab, pela equipe de Vigilância Epidemiológica, de Santa Cruz Cabrália.

A Gazeta Bahia esteve na manhã da última quarta-feira, na 8ª Dires e conversou com as profissionais da área que afirmaram que este é o primeiro caso de Brucelose Humana na região, se for confirmado.

Conforme informações de uma profissional da Vigilância Epidemiológica de Cabrália a Adab ainda não tinha ido à região de Ponto Central. A mesma profissional pediu cautela sobre o assunto, e garantiu confirmar se o paciente está mesmo contaminado com a doença, na nesta sexta-feira, 7.

O que é a Brucelose Humana
A brucelose é uma doença crônica espalhada por todas as partes do mundo, causada por bactérias do gênero Brucella, cujas espécies principais, com transmissão ao homem, são a Brucella melitensis, encontrada em cabras, ovelhas e camelos; a Brucella abortus de bovinos, a Brucella suis, de suínos, a Brucella ovis de ovelhas e a Brucella canis, de cães. Todas elas são capazes de transmitir a doença ao homem. A via comum de transmissão se dá pelo contato direto com animais infectados ou pelo consumo de leite não pasteurizado e seus derivados. Esses cocobacilos têm predileção pelo trato reprodutivo, articulações e sistema retículo-endotelial.

Quais são as causas da brucelose?
As bactérias da brucelose são transmitidas para o homem através de contato direto com os animais ou quando há ingestão de leite não pasteurizado ou seus derivados, carne mal passada ou seus subprodutos. As bactérias da brucelose podem ser aspiradas ou penetrar no organismo através de feridas; quando ingeridas, invadem a mucosa intestinal. O período de incubação é de uma semana a um mês. É possível a transmissão direta da enfermidade da mãe para o feto.

Em razão das formas possíveis de transmissão, aqueles que trabalham com o manejo de animais ou em abatedouros têm risco maior de contrair a infecção, por isso a Saúde Pública considera a brucelose como uma doença profissional.

Quais são os sinais e os sintomas da brucelose?
Uma vez no interior do corpo humano, as bactérias causadoras da brucelose são transportadas para tecidos linfoides do organismo (gânglios linfáticos, baço, fígado, medula óssea, etc). Geralmente os sintomas da brucelose são irregulares e moderados e podem levar o indivíduo afetado a ignorá-la. Alguns deles podem ser confundidos com os de uma gripe comum. Os mais proeminentes são: Febre, sudorese noturna, calafrios, tremores, fraqueza, cansaço, inapetência, perda de peso, dor de cabeça, no abdômen e nas costas, pressão baixa e labilidade emocional.

Apesar da resposta imunitária, as bactérias da brucelose escapam e provocam ataques agudos, caracterizados por febre, suores e calafrios. A doença pode ou não se resolver graças à ação do sistema imunitário, mas o processo de resolução pode demorar meses ou anos e pode mesmo nem ocorrer. Apesar de não ser agudamente mortal, em longo prazo a infecção diminui em muito a esperança de vida, produz sintomas crônicos (depressão, anorexia, dores de cabeça e dores musculares), problemas visuais e pode levar a complicações de diversas naturezas. Fonte: A Gazeta Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário