> TABOCAS NOTICIAS : Shitake: Extrato de cogumelo pode matar vírus HPV

sábado, 1 de novembro de 2014

Shitake: Extrato de cogumelo pode matar vírus HPV

Foto: BN
Um extrato do cogumelo japonês Shitake pode ser eficaz na erradicação do vírus do papiloma humano (HPV, em inglês).
É o que mostra um estudo da Universidade do Texas (UT) publicado esta semana.
A equipe de cientistas, liderada por Judith A. Smith, do departamento de obstetrícia, testou um extrato de Shiitake conhecido como Hexose Relacionado Ativo (AHCC, sigla em inglês), no tratamento do HPV.

A pesquisa
10 mulheres com HPV participaram do estudo.
Elas tomaram o composto uma vez por dia, durante seis meses, por via oral. 
Cinco destas mulheres conseguiram eliminar o vírus: três delas com erradicação completa depois da interrupção do tratamento, e duas continuam no programa.

3 a 6 meses
"Fomos capazes de determinar que são necessários pelo menos três meses de tratamento ou seis meses, em determinados casos", explicou Judith A. Smith, em comunicado emitido pela UT.

Até ao momento, não há um tratamento eficaz para o tratamento do HPV.
Certos tipos do vírus são consideradas responsáveis por 99% dos casos de câncer do colo do útero. 

Segundo o Centers for Disease Control and Prevention, dos EUA, vários outros tipos de câncer estão ligados ao HPV, como o colorretal, orofaringe (na boca), vaginal e da próstata.

O remédio
O extrato AHCC está à venda, como um suplemento nutricional que protege o sistema imunológico, porque ele aumenta o número e a atividade de células assassinas naturais (NK), células dendríticas (que fazem parte do sistema imunológico), e citocinas, pequenas proteínas que ajudam o corpo a combater infeções e a bloquear o crescimento de tumores. 

O Shiitake, encontrado em florestas asiáticas, "é um suplemento nutricional, sem efeitos colaterais e com benefícios de modulação do sistema imunológico" e será usado na fase II do estudo clínico da UT. Veja o estudo completo aqui. / Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário