> TABOCAS NOTICIAS : Seca do sudeste pode estar relacionada ao desmatamento da Amazônia

domingo, 2 de novembro de 2014

Seca do sudeste pode estar relacionada ao desmatamento da Amazônia

O cientista Antônio Pereira Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), lançou o estudo “O Futuro Climático da Amazônia”, no qual relaciona a seca no Sudeste ao desmatamento.

Qual a relação entre a Floresta Amazônica e o clima do Sudeste?
O Sudeste fica numa faixa onde há desertos no resto do mundo: o Atacama, na América do Sul, e o Kalahari, na África. Por que não temos deserto? Por causa dos rios voadores, correntes de umidade que vêm da Amazônia e provocam chuvas no Sudeste. O problema é que arrebentamos a cabeceira desses rios aéreos.

Só o desmatamento ajuda a explicar a seca?
A situação é gravíssima. O problema não é só em São Paulo ou no Espírito Santo. É mundial. É o aquecimento global, é o desmatamento, tudo junto. Nos últimos 40 anos, a Amazônia perdeu, com corte raso e degradação, o equivalente a 184 milhões de campos de futebol. O sistema ambiental está em crise, e o custo de não resolver essa crise é altíssimo, é a nossa vida.

O que fazer?
Primeiro, tomar conhecimento do tamanho do problema. Depois, precisamos replantar nossas florestas. O terceiro ponto é envolver os governos, os empresários e as elites, que têm uma procrastinação criminosa. Fonte: Com informações de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário