> TABOCAS NOTICIAS : Plástico criado por pesquisadores brasileiros conserva alimentos e evita desperdício

domingo, 23 de novembro de 2014

Plástico criado por pesquisadores brasileiros conserva alimentos e evita desperdício

Divulgação CDMF
Um novo tipo de plástico criado por pesquisadores da Unesp, USP e UFSCar no interior de São Paulo inibe a proliferação de bactérias e conserva frutas, verduras e carnes por um mês. O produto que ganhou o nome de AlpFilm Protect deve chegar às prateleiras dos supermercados no início de dezembro e já pode ser comprado pela internet a partir de R$ 38,61 (acesse aqui). 

O material combate a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos embalados, evitando o desperdício. Elson Longo, professor da Unesp de Araraquara, diz que o plástico é um exemplo da tecnologia do futuro. “Hoje você deixa uma maçã na geladeira e ela dura uma semana. Com o plástico, no qual há um composto bactericida e fungicida, a mesma maçã dura um mês”, afirmou ao site G1. 

“As perdas de alimentos no mundo são muito grandes. Perdem as donas de casa e também o país. Com essa tecnologia, é possível evitar o desperdício e pressionar o sistema para a diminuição dos preços dos mantimentos”. Longo conta que as pesquisas começaram há seis anos, quando Luiz Gustavo Simões, na época seu aluno e hoje sócio da Nanox, defendeu sua tese de doutorado sobre nanopartículas bactericidas.

De lá para cá, a parceria rendeu o desenvolvimento de partículas para secadores de cabelo e para tapetes, entre outras, e, há um ano, surgiu a ideia de criar um produto voltado para embalagens. "Entramos em contato com a Alpes, fabricante de plásticos, e deu certo”. “As pessoas acham que não se desenvolve alta tecnologia no Brasil, mas não é verdade”, disseu Longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário