> TABOCAS NOTICIAS : Papa manda construir duchas para sem-teto

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Papa manda construir duchas para sem-teto

Foto: Mazur / catholicnews.org.uk / Flickr
O papa Francisco mandou instalar três duchas nos banheiros que ficam nas colunas da Basílica de São Pedro, em Roma, para que os moradores de rua da região do Vaticano possam tomar banho e trocar de roupa.
O jornal La Stampa informa que o Francisco tomou a decisão depois que o seu capelão, Konrad Krajewski, avisou que os sem-teto que dormem sob as colunas da basílica não tinham um lugar para fazer a sua higiene pessoal.
Krajewski foi nomeado capelão a 3 de agosto de 2013 e o papa lhe pediu expressamente que saísse pessoalmente para levar ajuda aos necessitados.
Segundo o jornal italiano, Krajewski convidou um dos sem-teto para comer em um restaurante, mas o homem recusou o convite por ter vergonha de “cheirar mal”.

“Eu o levei, de qualquer forma, para fazer uma refeição, num restaurante chinês, e ele explicou que em Roma sempre consegue algo para comer, mas que faltavam lugares para se lavar“, disse o capelão do papa ao jornal.

Embora nos restaurantes da Cáritas tenha duchas, o sem-teto explicou a Krajewski que eles “estão sempre cheios”.
Depois de ouvir isso, o Papa autorizou a construção de três chuveiros no banheiros normalmente utilizados pelos peregrinos.

As duchas começam a ser instaladas nesta segunda, 17.

Krajewski disse ao jornal que “é mais fácil dar de comer e preparar um sanduíche que organizar o serviços de duchas onde são necessários voluntários, entre outros.”

Outros cuidados
O capelão também conta com a colaboração de escolas de cabeleireiros da região para que, além das duchas, os sem-abrigo possam cortar os cabelos.

O Papa sempre mostrou ter grande preocupação com estas pessoas que dormem debaixo das colunas de São Pedro e nos arredores e manda Krajewski entregar dinheiro, artigos de primeira necessidade, comida e mantas pra todos.

No dia 17 de novembro do ano passado, dia do aniversário do Papa Francisco, ele convidou quatro destes moradores para fazer uma refeição junto com ele na Casa de Santa Marta. Com informações do ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário