> TABOCAS NOTICIAS : Ômega-3 diminui a vontade de fumar

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ômega-3 diminui a vontade de fumar

Nova esperança para quem já tentou de tudo para largar o cigarro e não conseguiu.
Tomar suplementos de ômega-3 reduz o desejo de nicotina do organismo. 
É o que mostra uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Haifa, em Israel. 
Ela indica que os ácidos graxos ômega-3, baratos, acessíveis em suplementos, e quase livres de efeitos colaterais, "diminuem significativamente o número de cigarros fumados por dia". 
"As substâncias e os remédios utilizados atualmente para ajudar as pessoas a deixar de fumar são pouco eficientes e causam efeitos colaterais com os quais não é fácil lidar", explica Sharon Rabinovitz Shenkar, que coordena o departamento de criminologia da Universidade e é responsável pelo laboratório de psicofarmacologia que conduziu o estudo. 
Além das consequências nefastas nos pulmões, coração e na imunidade, o cigarro diminui, também, os níveis de ácidos graxos essenciais ao cérebro, em especial o ômega-3. 
A deficiência prejudica as células nervosas e interrompe a comunicação entre neurônios em áreas cerebrais associadas ao prazer e à satisfação. 
Segundo os cientistas, esta falta de ómega-3 no organismo afeta a tomada de decisões e torna mais difícil para os fumantes resistir à vontade de fumar mais um cigarro, levando-os a ceder à tentação e sendo determinante para a incapacidade de deixar o tabaco. 
"Estudos anteriores já provaram que o desequilíbrio nos níveis de ômega-3 também está relacionado com a saúde mental, a depressão e a capacidade de lidar com a pressão e o stress. A pressão e o stress, por seu lado, estão associados com a necessidade de fumar", realça Shenkar, em comunicado. 

A pesquisa 
Os especialistas israelitas realizaram um ensaio clínico com metodologia minuciosa em 48 voluntários com idades entre os 18 e os 45 anos que fumavam, pelo menos 10 cigarros por dia (e uma média de 14) e que foram diagnosticados como sendo moderadamente dependentes da nicotina. 
Os participantes foram divididos em dois grupos: um deles recebeu cápsulas de ômega-3 e o outro um placebo. A equipe solicitou aos voluntários que tomassem cinco cápsulas por dia ao longo de 30 dias, sem pedir que deixassem de fumar. 
Os cientistas analisaram, no início e no fim do estudo, os desejos de nicotina dos participantes através de uma escala contendo elementos como a vontade de fumar, a falta de controle no uso do tabaco, a satisfação e o alívio associados ao ato de fumar, o número de cigarros fumados por dia, entre outros. 

Resultados 
Embora não tenha havido diferença nos primeiros dias, depois de 1 mês os fumantes que tinham tomado os suplementos de ômega-3 reduziram, em média, o número de cigarros fumados em 11% (o equivalente a menos dois cigarros por dia), e revelaram também menor vontade de fumar . 
Mesmo após 30 dias da interrupção dos suplementos, os desejos de nicotina mantiveram-se mais baixos do que inicialmente e nunca voltaram ao que eram. 
Por outro lado, no grupo de controle - que recebeu o placebo - não se observaram mudanças significativas nos desejos de nicotina e na quantidade de cigarros fumados. 
De acordo com Shenkar, o fato de as pessoas que não estavam interessadas em deixar de fumar terem reduzido o número diário de cigarros "reforça a ideia de que tomar ômega-3 pode ajudá-los a controlar o vício e a diminuí-lo". 
O estudo foi publicado na revista científica "Journal of Psychopharmacology". Fonte: Só Notícia Boa

Nenhum comentário:

Postar um comentário