> TABOCAS NOTICIAS : Ministro do Esporte, Aldo Rebelo diz que tornozeleira eletrônica pode ser usada contra torcedor violento

domingo, 16 de novembro de 2014

Ministro do Esporte, Aldo Rebelo diz que tornozeleira eletrônica pode ser usada contra torcedor violento

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou na sexta-feira (14) a importância da adoção de métodos efetivos para evitar que torcedores violentos continuem frequentando estádios de futebol. Entre as medidas que poderiam ser tomadas nesse sentido, o ministro citou o uso de tornozeleiras eletrônicas, que avisassem sobre a aproximação de pessoas já identificadas por esse tipo de atitude.

“Nós avançamos, em reuniões recentes com o Tribunal de Justiça [de São Paulo], até uma ideia que está sendo estudada em outros estados, de o torcedor punido com a proibição passar a usar tornozeleira eletrônica”, disse sobre o projeto que, segundo ele, está sendo avaliado no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.

Segundo o ministro, o sistema eletrônico ajudaria a garantir que os torcedores identificados por atos violentos ficassem fora das arquibancadas. “Porque alguns torcedores banidos vão para o estádio, e depois ainda ficam botando nas redes sociais que burlaram a proibição. Você pode usar a tornozeleira eletrônica e marcar um local determinado, no dia dos jogos, para ele comparecer para as autoridades de segurança terem certeza que ele não esteve no estádio”, ressaltou.

Aldo lembrou que o afastamento dos estádios não influencia nas ações penais que essas pessoas podem responder. “Se ele causou lesão, se agrediu, se quebrou patrimônio, são ações [penais] decorrentes da atitude dele”, enfatizou.

Apesar do ministério não ter atribuição legal para cuidar da segurança nos estádios, o ministro disse que a pasta tem trabalhado, em conjunto com as autoridades estaduais, para encontrar soluções para esses problemas. “Nós estamos trabalhando muito perto. Aqui [em São Paulo], nós fizemos reunião com o Ministério Público, com a Polícia Militar, com o Tribunal de Justiça, e todos estão de acordo em adotar essas providências”, disse após participar de um seminário sobre os dez anos do Estatuto do Torcedor. Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário