> TABOCAS NOTICIAS : Maioria dos eleitores dos EUA está insatisfeita com Congresso e Obama

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Maioria dos eleitores dos EUA está insatisfeita com Congresso e Obama

Washington, 4 nov (EFE).- Oito de cada dez americanos que votaram nesta terça-feira nas eleições legislativas dos Estados Unidos estão insatisfeitos com o trabalho do atual Congresso, e a maioria desaprova a gestão do presidente Barack Obama, segundo pesquisas de boca de urna divulgadas por vários meios de comunicação.

De acordo com uma enquete da emissora de televisão "CNN" realizada em nível nacional e antes do fechamento das primeiras urnas, 79% dos eleitores do país desaprovam como o Congresso está atuando seu mandato, enquanto apenas 19% aprovam.

Além disso, 54% dos indagados se declararam insatisfeitos com a gestão de Obama, enquanto 44% asseguraram aprovar seu trabalho.

Segundo a "CNN", 37% dos eleitores se identificaram como democratas, 34% como republicanos, e 29% como independentes; e do total dos consultados, 40% definiram sua ideologia como "moderada".

Já uma pesquisa de boca de urna divulgada pelo jornal "The Washington Post" mostra que 45% dos eleitores citaram a economia como o assunto que mais lhes importa, uma ligeira queda em relação às eleições de 2012 e de 2010, quando cerca de seis em cada dez indagados mencionavam esse tema.

Cerca de 25% dos consultados citaram a cobertura sanitária como o assunto mais importante para seu voto, enquanto um de cada sete eleitores disseram que a política externa e a imigração ilegal eram os temas principais.

Os americanos votam hoje para escolher os membros da Câmara dos Representantes, um terço do Senado e 36 governadores, em um pleito no qual as pesquisas apontaram que os republicanos tomarão o controle do Capitólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário