> TABOCAS NOTICIAS : Iniciativa beneficiou 16 mil crianças em 19 cidades da Bahia e concorre a premiação da Fundação Abrinq

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Iniciativa beneficiou 16 mil crianças em 19 cidades da Bahia e concorre a premiação da Fundação Abrinq

Banco Santander é finalista do Prêmio Criança com programa voltado à primeira infância
Iniciativa beneficiou 16 mil crianças em 19 cidades da Bahia e concorre a premiação da Fundação Abrinq

Melhorar a qualidade do ensino oferecido às crianças de 0 a 5 anos nas unidades de creche e pré-escola de municípios que aderiram ao Proinfância, o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, do Governo Federal. Esse é objetivo do Programa ‘Educação Infantil’, criado em 2011, e realizado pelo Banco Santander com apoio do Instituto Avisa Lá, Ministério da Educação e secretarias de educação.

A iniciativa, que tem duração prevista de três anos, investe na formação de profissionais das secretarias de educação de 19 municípios da Bahia (Jacobina, Juazeiro, Nova Fátima, Pindobaçu, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Tucano, América Dourada, Antônio Cardoso, Barra do Choça, Bom Jesus da Lapa, Candeias, Cardeal da Silva, Cordeiros, Eunápolis, Irará e Itabuna) nas áreas de pedagogia e gestão para a saúde, apoiando o desenvolvimento de projetos institucionais de formação continuada de profissionais da rede pública local de Educação Infantil.

“Nossa opção, desde o início era atuar onde houvesse demanda, independente da nossa presença comercial. Desta forma, decidimos atuar na região Nordeste do País, em função dos baixos índices, em comparação as regiões Sul e Sudeste, de acesso à creche e pré-escola versus demanda", explica Emanuelle Magno Osório, Gerente de Investimento Social do Santander.

A capacitação dos profissionais é feita por meio do programa Formar em Rede, uma iniciativa de educação à distância dos Institutos Avisa Lá e Razão Social. Trata-se da criação de uma comunidade para a circulação e produção de conhecimento educacional e pedagógico. As trocas de experiências entre formadores e professores acontecem por meio de ações presenciais e também virtuais. Além desse apoio às secretarias de educação, o programa auxilia o desenvolvimento dos conselhos municipais, capacitando seus agentes, de forma integrada, para uma atuação mais efetiva no campo da primeira infância.

Com esse eficiente trabalho, o Programa ‘Educação Infantil’ é um dos dez finalistas do Prêmio Criança de 2014, da Fundação Abrinq – Save the Children, que concorrerá aos prêmios máximos como vencedoras da edição 2014

O Prêmio Criança 2014 conta com o patrocínio da Novelis do Brasil, por meio de incentivo, via Lei Rouanet – Ministério da Cultura. Em sua 20ª edição, a premiação reconhece boas práticas voltadas a crianças de 0 a 6 anos, gestantes, parturientes e puérperas, desenvolvidas por empresas e organizações sociais no Brasil. Ao todo, já foram premiados 72 projetos nesses 25 anos de história.

A iniciativa “Programa Educação Infantil”
Lançado em abril de 2011, o propósito do Programa Educação Infantil do Santander, desenvolvido em cooperação com o MEC, é melhorar a qualidade do atendimento oferecido a crianças de 0 a 5 anos de idade nas unidades de creche e pré-escola construídas com recursos do PROINFÂNCIA.

Para isso, o Programa Educação Infantil investe na formação de profissionais das Secretarias de Educação nas áreas pedagógica e de gestão para a saúde, apoiando-os no desenvolvimento de projetos institucionais de formação continuada de diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública local de Educação Infantil.

Serviço
Prêmio Criança
Data e hora: 2 de Dezembro, às19h
Local: Teatro Cetip - Rua dos Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo (SP)

Abaixo, a lista completa das instituições juntamente com seus projetos finalistas:
São José dos Pinhais (PR) e Registro (SP)
- Grupo Boticário 
Iniciativa: Da gestação ao desenvolvimento: a beleza que o Grupo Boticário faz pelas crianças
Jacobina, Juazeiro, Nova Fátima, Pindobaçu, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Tucano, América Dourada, Antônio Cardoso, Barra do Choça, Bom Jesus da Lapa, Candeias, Cardeal da Silva, Cordeiros, Eunápolis, Irará e Itabuna/BA

- Banco Santander
Iniciativa: Programa Educação Infantil
Jaguarari, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Itabuna (BA)
- Ai. Bi. Brasil – Associação Amigos das Crianças

Iniciativa: Desabrigamento e reintegração familiar
Jaboatão dos Guararapes (PE), Campina Grande (PB), Feira de Santana (BA), Teresina (PI),
Caucaia (CE)
- Instituto C&A de Desenvolvimento Social

Iniciativa: Projeto Paralapracá
Itumbiara, Jataí e Rio Verde (GO)
- Instituto CORES

Iniciativa: Pipo e Fifi – Prevenção de violência sexual contra a infância
Rio de Janeiro (RJ)
- Movimento Down - Observatório de Favelas do Rio de Janeiro

Iniciativa: TO Brincando - Movimento Down
São Paulo (SP)

- ACTC – Casa do Coração
Iniciativa: Qualidade de vida das nossas crianças
- Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD

Iniciativa: Projeto Bebê de Risco
- Liga Solidária

Iniciativa: Música na Primeira Infância
Maringá (PR)
- Associação Indigenista ASSINDI Maringá
Iniciativa: Centro Social Infantil Indígena Mitangue Nhiri

O Prêmio Criança
Este ano, foram inscritas 310 iniciativas de várias regiões do Brasil. Após cinco etapas de seleção, e análise do Comitê Técnico formado por especialistas das áreas de educação, saúde e proteção, foram definidos dez finalistas e, na análise final pela Comissão Julgadora foram selecionadas as iniciativas vencedoras, reconhecidas como boas práticas, que se evidenciam por contribuir com a Primeira Infância e servirem de exemplo para outros projetos em território nacional.

A opção pela Primeira Infância vem do fato de que esta é uma fase decisiva para o desenvolvimento da criança, quando cuidados e estímulos adequados podem fazer toda a diferença.

Sobre a Fundação Abrinq
Criada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Desde 2010 é representante da Save the Children no Brasil e com esta parceria foi capaz de potencializar sua ação na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. A organização possui escritórios em São Paulo (SP), Recife (PE) e Petrolina (PE) e os seus programas estão organizados em quatro eixos: educação, emergência, proteção e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário