> TABOCAS NOTICIAS : Indonésia exige 'teste de virgindade' a novas policiais

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Indonésia exige 'teste de virgindade' a novas policiais

Do UOL, em São Paulo/Freddy Umar/AFP
Recrutas da polícia da Indonésia durante cerimônia em Semarang, na província de Java

Mulheres que queiram fazer parte da polícia da Indonésia são forçadas a passar por um teste de virgindade, revelou nesta terça-feira (18) a ONG Human Rights Watch, segundo o jornal "The Guardian". A Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo.

O teste faz parte das regras de inspeção de saúde dos candidatos -- que requerem que mulheres passem por um exame "obstétrico e ginecológico", além dos exames genéricos comuns a todos os recrutas.

O site da polícia da Indonésia informa ainda que as candidatas devem ser solteiras e não devem se casar até que estejam na força há alguns anos e alerta: "Todas as mulheres que queiram se tornar policiais devem manter sua virgindade".

A Human Rights Watch entrevistou candidatas e policiais em seis cidades do país, que relataram que o exame era dolorido e traumático e está em prática no país pelo menos desde a década de 1960.

"Fazer o exame foi muito perturbador. Tive medo de que, após o teste, deixasse de ser virgem. Eles inseriram dois dedos com gel. Doeu muito. Minha amiga até desmaiou", disse uma entrevistada, segundo o "Guardian". 

De acordo com a ONG, essa exigência contraria políticas internacionais de direitos humanos. 

"Testes de virgindade são discriminatórios e uma forma de violência baseada em gênero -- e não um instrumento para medir a elegibilidade de uma mulher para a carreira policial", afirmou Nisha Varia, diretora associada de direitos da mulher na Human Rights Watch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário