> TABOCAS NOTICIAS : Gene feliz é responsável por relacionamentos

sábado, 22 de novembro de 2014

Gene feliz é responsável por relacionamentos

Foto: alamy/Guardian
Muita gente se pergunta por que é solteira, ou por que não pára com ninguém. Além de oportunidade e relacionamento, a questão pode ser genética.
Cientistas chineses afirmam ter encontrado um gene variante que estimula estudantes universitários que estão em relações românticas.
Eles descobriram que os alunos com o gene em dose dupla eram mais propensos a ter um parceiro romântico do que outros estudantes.
Os pesquisadores estudaram a variante de gene e a influência que ele tem sobre o humor de uma pessoa e bem-estar mental, através da serotonina no cérebro.

A equipe da Universidade de Pequim alega que a descoberta é a primeira evidência direta de que fatores genéticos desempenham um papel na formação de relacionamentos, apesar de personalidade, aparência, educação e até mesmo a riqueza serem afetadas pela genética também.

Gene
Os cientistas focaram em um gene chamado 5-HTA1, que afeta os níveis do hormônio do humor, a serotonina. 
Uma versão do gene, a variante C, leva a níveis mais elevados de serotonina do que a outra forma, a variante L. 
Todos tem duas cópias do gene, dois da variante C, dois da variante G, ou um de cada, dependendo de cada um dos pais.

A pesquisa
Testes em 579 estudantes chineses Han revelaram que metade das pessoas que herdaram duas cópias da variante C estavam em relacionamentos. 
Mas os estudantes que realizaram uma, ou duas cópias da variante , tinham apenas 40% de chance de estar em um relacionamento. 
O efeito foi pequeno, mas estatisticamente significativo.
Em artigo na revista Scientific Reports , Xiaolin Zhou na Universidade de Pequim, disse que as pessoas que herdam a variante G do gene são mais propensas a serem neuróticas e desenvolver depressão. 
"Como pessimismo e neuroticismo são prejudiciais para a formação, qualidade e estabilidade das relações, essa conexão entre o G [variante] e distúrbios psicológicos podem diminuir as oportunidades de namoro ou levar ao fracasso de um relacionamento romântico", ele escreve.
Mas a cadeia de DNA em questão está longe de ser um gene de amor. 
A análise dos cientistas descobriu que, entre os alunos que participaram, o gene explica apenas 1,4% da diferença na probabilidade de ser solteiro, ou de estar em um relacionamento. Com informações do The Guardian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário