> TABOCAS NOTICIAS : El Pais pergunta: "Lula voltou?"

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

El Pais pergunta: "Lula voltou?"

O jornal espanhol El País publicou neste domingo uma matéria sobre o novo cenário político no Brasil, após a reeleição de Dilma Rousseff no segundo turno. O jornalista Juan Arias comenta as dificuldades que o PT deve enfrentar e as prováveis ações de Dilma como mandatária, e de Lula, nos bastidores.

. “O slogan 'Volta Lula' se apagou com as eleições. Ele não voltou. Foi embora porque ele não quis ou porque Dilma Rousseff não deixou voltar, não importa. Dilma voltou a ser presidenta, mas Lula também voltou e está mais ativo do que nunca até na formação do novo Governo, pelo menos em seus ministérios chaves.O ex-presidente não parece feliz, segundo seus colaboradores mais próximos, com tantas notícias negativas tanto na economia quanto nas relações entre Governo e Congresso; entre a presidenta e os empresários, entre ela e os aliados, sobretudo com o centrista PMDB.

. É conhecido o estilo de Lula de fazer política, pragmático, negociador e não ideológico, além de sua capacidade de metamorfose para adaptar-se às circunstâncias (como ele mesmo destacou de seu caráter). E é lógico que às vezes esse estilo se choque com o de sua criatura, bem diferente: menos contemporizador, mais direto, às vezes até duro e exigente e sem muito espaço nem vontade para excessivas negociações. E mais ideológico. Dilma é de esquerda. Lula é, simplesmente, sindicalista”. CLIQUE aqui para ler a matéria completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário