> TABOCAS NOTICIAS : Dilma diz que país sairá mais forte após o fim das investigações do escândalo

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Dilma diz que país sairá mais forte após o fim das investigações do escândalo

Em uma menção indireta ao escândalo da Petrobras e a prisão de grandes empreiteiros, a presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que o Brasil sairá mais forte desse processo por “respeitar as regras do Estado de Direito”. Segundo ela, passadas as eleições, a verdade está começando a aparecer. Ela cita o fato de ter dito que delitos nunca foram investigados de forma tão “firme e severa” quanto agora em seu governo. E destacou que as apurações têm ocorrido sem interferência do Executivo Federal. Ela voltou a dizer que não tolera corruptos, nem corruptores, mas que dará garantias do direito à defesa dos acusados.

“Falamos a verdade quando destacamos que o combate a corrupção nunca foi tão firme e severo como agora no meu governo. Não foi tão firme e severo quanto neste momento por duas características que tornam esse momento inédito: a Polícia Federal e o Ministério Público, instituições do Estado Brasileiro, estão investigando corruptos e corruptores e não há qualquer tipo de pressão do governo para inibir as investigações. Queremos a investigação em toda a sua integralidade e garantir também as condições democráticas do direito à defesa. O Brasil sairá muito mais forte desse processo. Mais forte ainda por respeitar as regras do Estado de Direito em que vivemos”, discursou Dilma, sob aplausos, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae). A presidente destacou ainda que durante a campanha defendeu que a situação econômica do Brasil está sob controle e que agora têm sido divulgados indicadores que confirmam suas afirmações. 

“Com o fim da campanha eleitoral a verdade começa a aparecer com mais clareza. A inflação está sob controle, há sinais de recuperação do crescimento e a renda do trabalho continua subindo. Soubemos essa semana que a taxa de desemprego de outubro foi de 4,7%, a mais baixa de toda a série para este mês”, disse. 

Aparentando bom humor, Dilma chegou a brincar com a plateia, dizendo que não adiantava os participantes levantarem cartazes porque ela era míope de nascença, que operou para corrigir o problema, mas que não adiantou. 

A presidente agradeceu os participantes por ter conquistado um segundo mandato e reforçou o que disse em seu pronunciamento de vitória, de que ampliará o diálogo. Dilma aproveitou para fazer uma defesa indireta do decreto que amplia a participação popular nas instâncias de governo e que foi derrotado na Câmara na semana seguinte ao segundo turno. O decreto tem que ser apreciado ainda pelos senadores. 

“Sabemos que a democracia representativa tem as casas legislativas como espaço privilegiado de deliberação. Agora, garantir à sociedade civil o direito de contribuir com sua experiência e reivindicações caracteriza uma democracia moderna e inclusiva”, afirmou. 

Dilma também declarou que seu governo tem a educação como “prioridade número um” e que está comprometida com que todas as escolas de ensino básico estiquem suas jornadas e adaptem seus currículos para que se tornem escolas de ensino integral. A presidente destacou que é preciso valorizar o professor com qualificação e salário. Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário