> TABOCAS NOTICIAS : DIA DO TRIGO - 10 DE NOVEMBRO

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

DIA DO TRIGO - 10 DE NOVEMBRO

O trigo foi o primeiro cereal que o homem aprendeu a cultivar. Através dos, séculos, passaram a estocar o excedente como o alimento de consumo para o inverno e a semente para um novo plantio. Assim o homem passou a se fixar nas regiões onde as condições do solo e clima eram as mais favoráveis ao seu cultivo.

A origem desse precioso grão se mistura com lendas de quase todas as religiões: os egípcios atribuíam o seu aparecimento à deusa Isis; os fenícios, a Dagon; os hindus, a Brama; os árabes, a São Miguel; os cristãos, a Deus.

Aos poucos, sem a necessidade de sair à procura do alimento, os povos nômades foram se transformando em agricultores. Por outro lado, a troca de informações e experiências, trouxe o desenvolvimento da linguagem e mais tarde de símbolos, iniciando-se, assim, os rudimentos da comunicação escrita. Por isso, as sementes do trigo são chamadas também de: sementes da civilização.

Dia do Trigo - 10 de novembro
No início, o "triticum vulgare", o trigo, era triturado entre pedras rústicas para aproveitar a farinha. Já no primeiro milênio a.C., os gregos colaboraram com importantes as mudanças no seu manuseio, melhorando as condições de moagem dos grãos, com a ação giratória e contínua na forma de mó de ampulheta. Mais tarde, as mós passaram a ser movimentadas por animais e escravos. Os primeiros que industrializaram a moagem foram os romanos.

Os moinhos eram constituídos de baterias de mós de ampulheta e peneiras, e se concentravam principalmente, nas cidades maiores. Nas zonas rurais, continuava a praticar da moagem doméstica, com o uso do moinho de mão, no qual, depois, foram adaptadas as duas mós como um implemento manual.

Com a evolução, apareceram maiores mós que inicialmente eram movimentadas pelas rodas hidráulicas e dos ventos. Com a introdução de meios mecânicos, a moagem do trigo ingressou numa nova fase, a industrial.

Mas o aumento do consumo exigiu maior produção de farinha branca, então foram introduzidas novas maquinas como as peneiradoras, purificadoras, máquinas a vapor e os cilindros. O trigo, certamente, foi uma das primeiras culturas trazidas pelos portugueses ao Brasil.

A história do trigo no solo brasileiro começou em 1534, quando as naus de Martim Afonso de Sousa trouxeram as primeiras sementes para serem lançadas às terras da capitania de São Vicente, sendo depois difundido a todas as capitanias, chegando até a Ilha de Marajó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário