> TABOCAS NOTICIAS : Comprimido antes e depois do sexo pode prevenir o HIV

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Comprimido antes e depois do sexo pode prevenir o HIV

Da Agência de Notícias da Aids/Jeff Chiu/AP
Médica Lisa Sterman segura comprimido de Truvada, conhecida como pílula preventiva contra Aids

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) divulgou nota comemorando novos dados do estudo francês Ipergay. Trata-se de uma pesquisa cujos resultados confirmam que o uso de antirretrovirais antes e depois do sexo poderá ser mais uma alternativa de prevenção contra o HIV. A comunidade científica comemora os resultados, que representam uma posologia mais conveniente para a profilaxia pré-exposição (PrEP), que é o uso de antirretrovirais por pessoas soronegativas antes da relação sexual para evitar a infecção pelo HIV.

A Agência Francesa de Pesquisa em Aids e Hepatites Virais (ANRS) divulgou que os resultados preliminares do Ipergay apontam para a efetividade de um novo e prático esquema de dosagem. "Trata-se de um grande sucesso na luta contra a aids", destacou a agência.

A posologia atual consiste no uso contínuo e diário de um comprimido que combina os antirretrovirais emtricitabina e tenofovir e cujo nome de marca é Truvada. Para conseguir um nível ótimo de proteção, a pessoa não pode esquecer de tomar o remédio nenhum dia, independentemente de ter ou não relação sexual – é um raciocínio análogo ao da pílula anticoncepcional. Além disso, a proteção ideal só é atingida após a primeira semana de medicação. Leia mais em: http://zip.net/blp6hM

Nenhum comentário:

Postar um comentário