> TABOCAS NOTICIAS : Cientistas brasileiros curam neurônio autista

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Cientistas brasileiros curam neurônio autista

Foto: divulgação
Esperança na cura do autismo.
O biólogo molecular brasileiro Alysson Muotri acaba de finalizar uma pesquisa com resultados promissores.
No estudo, que utilizou células extraídas de dente de leite de crianças, Muotri descobriu como fazer o neurônio de um autista clássico se comportar de forma normal.

“Nossa equipe recebeu o dente de leite de uma criança sem autismo e outro de uma criança brasileira com autismo clássico. Então, retiramos as células da popa dos dentes e fizemos elas se diferenciarem em neurônios corticais”, explica o cientista. 

O córtex é uma região do cérebro importante para o processamento de linguagem e sociabilidade. 

Por meio de comparação, o pesquisador percebeu que o neurônio da criança com autismo tem alterações morfométricas e funcionais em comparação ao da criança sem autismo.

Após observar o sequenciamento genético do paciente autista e conhecer as mutações, os pesquisadores descobriram que uma das maneiras de reverter o quadro é com o uso de uma substância chamada hiperforina, encontrada na erva de São João. 

Essa droga pode ter efeito em pessoas com mutação em um gene específico, o TRPC6. 

“Na teoria, esses pacientes poderiam se beneficiar tomando o chá da erva de São João. Começamos a fazer esse teste com uma criança autista brasileira com mutação no gene TRPC6, mas o trabalho não está concluído. O que temos é um indicativo de resposta positiva”, diz Muotri.

Quando questionado se existe uma cura para o autismo, o cientista não tem dúvida: “Acredito que sim. Há algum tempo, meus colegas não gostavam de usar o termo ‘cura’, mas isso já não é mais tão tabu assim”. 

Até o final de 2015, o grupo do pesquisador irá concluir o teste de 55 mil drogas para reverter o autismo.

Brasileiros
O estudo sai na edição de sexta-feira (12) da revista científica internacional "cell" e foi feito por Alysson Muotri, pós-doutor em neurociência e células-tronco no Instituto Salk de Pesquisas Biológicas (EUA) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego, com os também brasileiros Cassiano Carromeu e Carol Marchetto.

Cura
"Isso é fantástico, traz a esperança de que a cura é possível. Além disso, ao usamos neurônios semelhantes aos embrionários, mostramos que dá para fazer isso antes de os sintomas aparecerem."

Os resultados promissores, porém, configuram o que é chamado no meio científico de "prova de princípio".

"Mostramos que a síndrome pode ser revertida. Mas reverter um cérebro inteiro, já formado, vai com certeza ser bem mais complexo do que fazer isso com neurônios numa placa de petri - recipiente usado em laboratório para o cultivo de micro-organismos - ", explica o pesquisador. Com informações da Crescer e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário