> TABOCAS NOTICIAS : 25 anos da queda do Muro de Berlim

sábado, 8 de novembro de 2014

25 anos da queda do Muro de Berlim

Foto: Steffi Loos/Associated Press
Neste domingo, dia 9, às 7 da noite - no horário de Brasília - 8.000 balões brancos serão acesos na Alemanha para abrir a celebração dos 25 anos da derrubada do Muro de Berlim..
Os balões serão soltos numa grande celebração que deve receber dois milhões de pessoas.
Eles foram colocados em uma parte não derrubada do Muro de Berlim.

História
No dia 9 novembro de 1989, os alemães começaram a derrubar o muro, que separava a capital da Alemanha entre Oriental, sob controle soviético, e Ocidental, aliado de Estados Unidos, França e Reino Unido.

Os balões reproduzem 15 dos 156 quilômetros do percurso do muro construído em 1961 e derrubado em 1989. 
Percorre, entre outros pontos, o Portão de Brandemburgo e a região do Check-Point Charlie, barreira controlada na época pelos aliados do ocidente.

Também contornam a "East Side Gallery" e a rua Bernauer Strasse, áreas que ainda preservam pedaços originais do muro.

As celebrações incluem ainda concertos ao ar livre, exibição de vídeos a céu aberto sobre o período de divisão e passeios turísticos especiais para o dia, entre outras coisas.

Está prevista a visita do ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, responsável pelas reformas nos anos 80 que pavimentaram o caminho para o fim do comunismo no leste europeu.

A chanceler Angela Merkel é aguardada também nas festividades. O fim da separação alemã acelerou a derrocada do comunismo em outros países do leste europeu. Com informações da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário