> TABOCAS NOTICIAS : Volume de remédios na natureza faz peixes machos se tornarem femininos

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Volume de remédios na natureza faz peixes machos se tornarem femininos

Foto: Reprodução / Thinkstock
Uma mudança na natureza provocada por descarte de remédios causou uma surpresa entre cientistas. Quando medicamentos de toda ordem são expelidos pelos seres humanos, eles vão para os esgotos e, depois de atravessar um sistema imperfeito de purificação, os resíduos desembocam nos rios que alimentam o planeta. Mesmo que as concentrações de drogas na água sejam baixas, as consequências delas para os ecossistemas são preocupantes, é o caso dos peixes. Segundo estudos sobre o impacto da poluição farmacêutica sobre a vida selvagem, peixes machos têm adquiridos características femininas e até aves selvagens têm sofrido com a falta de apetite. "As populações de muitas espécies que vivem em paisagens alteradas pelo homem estão encolhendo por razões que não podemos explicar completamente", disse a pesquisadora Kathryn Arnold, da Universidade de York, na Inglaterra, à BBC. 
"A primeira coisa que descobrimos foi que havia muitos peixes nos rios que tinham proteína do sangue que é comumente conhecida como a gema. A síntese desta proteína no fígado é controlada pelo (hormônio) estrogênio", disse o biólogo John Stumper, da universidade britânica de Brunel, um dos primeiros a estudar os peixes machos com características femininas descobertos na década de 90. 
Segundo Stumper, mesmo os peixes machos – que não produzem quantidades significativas de estrogênio e, portanto, não têm gema – apresentavam uma alta concentração da proteína. "Uma vez que eram os machos que estavam se tornando mais femininos e não o contrário [fêmeas adotando características mais masculinas], achamos que a causa poderia ser o estrogênio", explica. BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário