> TABOCAS NOTICIAS : Vendedora de verdura doa 800 mil para caridade

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Vendedora de verdura doa 800 mil para caridade

Fotos BBC/AP
Uma mulher vem impressionando o mundo com sua capacidade de desprendimento das coisas materiais e filantropia.
Ela não é rica. É vendedora de verduras no mercado Taitung, em Taiwan, na China, e trabalha 18 horas por dia.
Mesmo assim, Chen Shu-chu já doou mais de 350 mil dólares - mais de 800 mil reais - nos últimos 20 anos, para a construção de uma biblioteca escolar, uma enfermaria, para uma organização budista local e orfanatos.

As doações incluíram dinheiro herdado de seu pai, royalties de um livro escrito sobre ela e prêmios em dinheiro por o seu trabalho.

Luxo
A budista Chen Shu-chu escolheu viver uma vida simples.
Ela é vegetariana. Só come as frutas, verduras e legumes que vende, mais tofu e arroz.

E diz que não precisa de luxo pra ser feliz e passa o dia com menos de 10 dólares.
“Eu me sinto muito feliz após a doação de dinheiro ... Isso me faz tão feliz que eu sorrio quando vou para a cama "

"Todo mundo pode fazer isso. Não é só comigo. Não é quanto dinheiro você faz que importa, mas como você usa seu dinheiro", diz ela.

"Eu não vejo o dinheiro como sendo tão importante. Afinal, você não pode trazê-lo com você quando nasce e você não pode levá-lo com você quando deixar esta vida."

Motivo
Nascida em 1950, a senhora Chen lutou contra a pobreza na juventude, mas diz que isso foi fonte de motivaçãoo.
Quando era criança a mãe dela morreu porque a família não podia pagar o tratamento adequado em um hospital.

Ainda menina, ela teve que abandonar a escola para ajudar nas despesas da casa, foi quando começou na barraca da família no mercado de verduras.

Anos depois o irmão dela também morreu porque a família não tinha dinheiro para o tratamento médico.
Ms Chen nunca se esqueceu da bondade do professor e de colegas de seu irmão, que tentaram levantar fundos para ajuda-lo.

"Eu sinto que devo muito as pessoas. Sinto que tenho de ganhar mais dinheiro para ajudar os outros", diz ela.

"Eu me sinto muito feliz depois de doar dinheiro. Sinto-me como se eu tivesse feito algo certo. É um sentimento que vem de dentro. Me deixa tão feliz que eu sorrio quando eu ir para a cama."

Generosidade
Por causa de seus meios modestos, sua generosidade muitas vezes surpreende os outros.

Daniel Lu, diretor de Kids Alive International, que recebeu uma doação da senhora Chen, diz que ela desafia a crença comum de que você tem que ser rico para ajudar os outros em uma maneira grande.

"Ela é uma senhora vegetariana, sozinha. Não é fácil para ela", diz ele.
"Quando ela me deu US $ 1 milhão de Taiwan, fiquei surpreso [Eu disse]: 'Uau, o que posso fazer?" Ela disse: 'Tudo o que você tinha planejado, você faz, você ajuda as crianças. "

Reconhecimento
Chen Shu-chu recebeu um prêmio do presidente das Filipinas, Benigno Aquino, por suas boas ações.
Ela foi indicada como uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time em 2010. (foto acima)

Dois anos atrás, a senhora Chen ganhou um prêmio de US $ 50.000 do Ramon Magsaysay Award , por ajudar os pobres.
Ela doou toda a quantia para McKay Memorial Hospital de Taitung, que inspirou uma onda de doações e fez o hospital construir uma nova ala médica.

Mídia
A senhora Chen teme a atenção da mídia, depois que ficou famosa.
Agora ela só dá entrevista se achar que as reportagens vão motivar as pessoas a doar.

Apesar do trabalho duro e seus próprios problemas de saúde, Chen não tem planos de se aposentar: diz que espera "fazer isso para sempre".

"O meu desejo é que eu possa trabalhar até o dia em que morrer. Dinheiro só é útil se você dá para as pessoas que precisam", acredita. Com informações da BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário