> TABOCAS NOTICIAS : Um palhaço chamado Tiririca

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Um palhaço chamado Tiririca

O palhaço Tiririca, como se sabe, teve votação estrondosa nas eleições passadas em cima do slogan 'pior do que está não fica', incorporando tanto o voto de protesto quanto o voto alienado, o voto dos que acreditavam com isso bagunçar o que rejeitam nessa política que não os representa. Uma vez no Congresso, o deputado Tiririca demonstrou que realmente não piorou a nossa representação, ao contrário a melhorou até.

Mesmo não fazendo nenhum discurso durante esses quatro anos, mesmo apresentando poucos projetos, o deputado compareceu a todas as sessões, votou em tudo de forma coerente, com a sua história e com as ideias do seu partido, participou ativamente de comissões e, isso é importante, não foi alvo de nenhuma acusação quer por irregularidades, quer por comportamento inadequado à função. O que não se pode dizer de uma boa parte daquela Casa.

Pois bem, agora candidato à reeleição ele se vê num dilema cruel. Se reivindica pra si essa boa performance, vira um deputado comum e, aí, sem o 'appeal' da transgressão, do protesto, correria ou risco forte de não se reeleger. Daí é obrigado a assumir nesta campanha a caricatura dele mesmo enquanto candidato deputado com mandato, voltando à velha forma com piadinhas descabidas, com gracinhas niilistas, e negando o que de melhor teve a nos oferecer: o artista enquanto ente político, independente do seu nível cultural. Mas se a gente pensar bem, principalmente observando a campanha eleitoral atual, isso não é incomum.

O que se nos apresenta enquanto candidatos (com raríssimas exceções) são personagens construídos para seduzir eleitores. Ninguém é ele mesmo na busca pelo voto, todos se travestem do personagem que possam incorporar e que teria alguma adesão com os desejos do eleitor. O problema é que, se eleitos, voltam a serem eles mesmos, e daí..."  por Eduardo Homem de Carvalho/http://eduardohomemdecarvalho.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário