> TABOCAS NOTICIAS : Resultado do segundo turno demonstra que Brasil é um país dividido

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Resultado do segundo turno demonstra que Brasil é um país dividido

O resultado do segundo turno da eleição presidencial, com a vitória apertada da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) sobre o candidato Aécio Neves (PSDB), revela um Brasil "dividido", segundos os colunistas do UOL Josias de Souza e Luiz Felipe Alencastro.

"O Brasil está dividido. A eleição foi mais apertada que às anteriores, que tiveram resultados folgados", analisa Josias de Souza.

Luiz Felipe Alencastro concorda com Souza. Ele explica que um resultado como esse é normal nas maiores democracias mundiais quando a eleição vai para o segundo turno.

"Eleições em dois turnos são para isso. Percentuais como o de Lula, de 60% contra 40%, não acontecem nunca em eleições em dois turnos nas grandes democracias. Ou a pessoa é eleita no primeiro turno ou há um embate grande no segundo", explica Alencastro.

Em 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito no segundo turno com 60,8% dos votos válidos contra o atual governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que obteve 39,2% dos votos. http://zip.net/bkp12b

Nenhum comentário:

Postar um comentário