> TABOCAS NOTICIAS : PT deve encolher e PMDB pode crescer na Câmara, prevê Ibope

sábado, 4 de outubro de 2014

PT deve encolher e PMDB pode crescer na Câmara, prevê Ibope

Projeção do Ibope para as eleições de deputado federal mostra que o PMDB tem grandes chances de manter sua bancada e até crescer, enquanto o PT corre sério risco de diminuir de tamanho. Se a projeção se confirmar, os peemedebistas aumentariam a probabilidade de eleger a maior bancada e manter a estratégica presidência da Câmara em 2015. Entre os mais citados nas sondagens, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é o favorito ao cargo. 
O Ibope projetou que o PMDB deve eleger pelo menos 72 deputados federais (tem 71 hoje). Mas esse número pode mudar. O instituto deixa 32 cadeiras indefinidas em sua projeção, que podem ser conquistadas por qualquer partido. Além disso, lembra a CEO do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, “há uma margem de erro nas pesquisas que embasam as projeções sobre o número de cadeiras”. Ou seja, também pode haver variação para baixo da previsão. Mesmo assim, a situação do PMDB é muito mais confortável do que a do PT. 
Os petistas têm hoje 88 cadeiras na Câmara, mas dificilmente conseguirão manter a bancada desse tamanho. Pela projeção do Ibope, o PT deve eleger ao menos 69 deputados. Para manter seu tamanho atual, o partido precisaria conquistar mais da metade das 32 cadeiras indefinidas. Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário