> TABOCAS NOTICIAS : Procurador dá 24 horas para Levy Fidelix explicar declarações homofóbicas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Procurador dá 24 horas para Levy Fidelix explicar declarações homofóbicas

Do UOL, em São Paulo/Eduardo Knapp/Folhapress
Candidato à presidência pelo PRTB, Levy Fidelix, participa de debate entre presidenciáveis na 'TV Record'

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, instaurou procedimento preparatório eleitoral (PPE) nesta quarta-feira (1º) para apurar as declarações homofóbicas do candidato à presidência Levy Fidelix (PRTB), em debate realizado na TV Record no último domingo. De acordo com nota divulgada pela procuradoria, Fidelix tem 24 horas para prestar esclarecimentos sobre o caso.

O procedimento foi instaurado motivado por denúncia formalizada pela Comissão Especial de Diversidade Sexual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Ministério Público Federal também recebeu milhares de representações de cidadãos denunciando as declarações do candidato em rede nacional, segundo a nota.

De acordo com o procurador, "ser contra homossexuais, ou contra a união entre eles, é uma opinião protegida pelo direito à liberdade de expressão". No entanto, segundo a avaliação do procurador, "a fala de Fidelix é um "convite à intolerância e à discriminação, permitindo, em princípio, sua caracterização como discurso mobilizador de ódio".

Janot ressalta ainda que o direito à liberdade de expressão "não pode ser utilizado para propagação de discursos de ódio".  Leia mais em: http://zip.net/bwpJ1d

Nenhum comentário:

Postar um comentário