> TABOCAS NOTICIAS : Idosos são maioria dos pacientes com câncer, diz pesquisa

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Idosos são maioria dos pacientes com câncer, diz pesquisa

Uma pesquisa inédita do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) revelou que as pessoas da terceira idade correspondem à metade dos atendimentos na unidade, na capital paulista. O levantamento foi preparado para marcar o Dia Mundial do Idoso. De acordo com os dados, os homens com mais de 60 anos representam 61% das pessoas em tratamento.

Entre os tipos de tumores mais comuns estão os dos órgãos genitais (próstata, pênis e testículos), órgãos digestivos (estômago, esôfago, intestino, cólon e reto) e aparelho respiratório.

Entre as mulheres, que totalizam 39%, os tumores malignos em órgãos digestivos lideram a lista, seguidos na mama e nos órgãos genitais. A apuração mostra que os pacientes com mais de 60 anos respondem por 54% das cirurgias.

O oncologista e diretor-geral do Icesp, Paulo Hoff, explicou que a parcela da população brasileira que mais cresce é a de idosos e o câncer já ocupa o segundo lugar como causa de morte entre essa faixa etária. “É de extrema importância estarmos preparados para oferecer um acompanhamento geriátrico completo que, aliado as novas técnicas cirúrgicas e as drogas modernas, proporcione mais possibilidades de tratamento e qualidade de vida aos pacientes maduros”, disse.

De acordo com ele, ainda existe a crença de o principal fator para o surgimento do câncer ser genético, mas apenas 10% dos tumores estão ligados a esse fator.

Além disso, o ideal é manter uma dieta equilibrada, evitando o consumo excessivo de carnes vermelhas e bebidas alcoólicas, não fumar e praticar exercícios físicos por pelo menos 30 minutos diários.

Sem aposentadoria
Pelo menos 48% das pessoas em todo o mundo, com idade para se aposentar, não recebe qualquer tipo de benefício, enquanto os 52% que têm acesso a algum provento estão excluídos de valor adequado. É o que indica estudo divulgado ontem pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em razão do Dia do Idoso.

No Brasil, os dados indicam que 86,3% das pessoas com idade para se aposentar percebem algum tipo de benefício. Os idosos no País somam 26,3 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número representa 13% da população. A expectativa é que esse percentual aumente e que, em 2060, chegue a 34%, segundo previsão do IBGE. (das agências de notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário