> TABOCAS NOTICIAS : Futuro da CPMI da Petrobras está em jogo no Congresso

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Futuro da CPMI da Petrobras está em jogo no Congresso

Naira Trindade - Correio Braziliense
A oposição mira no tesoureiro e nas empreiteiras para obter as informações necessárias à elaboração do relatório final da CPMI. Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado 
Passada a disputa eleitoral, a oposição articula uma reunião administrativa para esta terça-feira (28/10) no Congresso. O objetivo é pressionar os membros da CPMI da Petrobras a convocar o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, a prestar depoimentos. Os parlamentares também querem aprovar os requerimentos que pedem as quebras dos sigilos fiscal e bancário das empreiteiras mencionadas no escândalo da estatal.

Com o depoimento do doleiro Alberto Youssef cancelado nessa segunda-feira (27/10) devido à internação dele em Curitiba, a oposição mira no tesoureiro e nas empreiteiras para obter as informações necessárias à elaboração do relatório final da CPMI. Mesmo que fosse ao Congresso, o doleiro já havia avisado que não falaria, devido ao acordo de delação premiada que mantém os depoimentos sob sigilo judicial. O término da comissão está previsto para 23 de novembro, mas o presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), avisou que pedirá a prorrogação por 30 dias.

“Vamos sentar com os partidos da oposição para tentarmos aprovar os requerimentos. A base nunca quis essa CPMI e sempre tentou blindá-la. Temos que convocar o João Vaccari, que se demitiu na semana passada da Itaipu”, ressaltou o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR). Vaccari pediu demissão do Conselho Administrativo da hidrelétrica, onde estava desde 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário