> TABOCAS NOTICIAS : 'É um prazer', diz homem de 102 anos após votar em Porto Alegre

terça-feira, 7 de outubro de 2014

'É um prazer', diz homem de 102 anos após votar em Porto Alegre

Aos 102 anos de idade, o eleitor Felisberto Martins não quis perder a oportunidade e esteve na Escola Gonçalves Dias na manhã deste domingo (5), no bairro IAPI, em Porto Alegre, para votar. Nascido em 14 de agosto de 1912, afirma nunca ter faltado a uma votação. "É um prazer", disse o eleitor, logo após digitar os números para escolher seus candidatos.

"Não vou desistir enquanto eu viver. Nasci lutando pelo meu país junto com gente que lutava de verdade, que era o Getúlio Vargas. Depois passou o que passou, o Getúlio morreu, mas eu estou na honra daquele homem. Prometi para mim ir até o fim da minha vida enfrentando, abraçando essa luta que ele teve na vida dele", disse Felisberto por telefone ao G1 RS, já em casa, após votar.

O idoso chegou à seção eleitoral por volta das 9h acompanhado do filho, Ivan Martins, de 55 anos, que se diz feliz por ver o pai, com essa idade, ainda participar das eleições. "Foi bacana. É inusitado ele, com essa idade, ainda votar. Ele sempre participa, desde 1929, quando começou a votar. Nunca faltou", destacou Ivan, também por telefone.

Bem de saúde, segundo o filho, Felisberto desceu do carro, caminhou e subiu escadas para chegar até a sala onde vota. "Está forte o velho ainda", afirma Ivan. Depois de votar, o idoso foi levado de volta para casa, onde acompanhará as notícias do desfecho da eleição.

"Acompanho pela televisão, pelo rádio. Vou passar o dia em casa hoje", comenta Felisberto, que mora com a filha mais nova, Vera Martins, na Zona Norte de Porto Alegre, onde é fundador da associação dos moradores da Vila Esperança, da qual participa ativamente.

Insatisfeito com a falta de segurança em Porto Alegre, Felisberto mostra-se descrente com a melhora da situação atual. Ao G1 RS, lembrou do assalto que a esposa de um de seus netos sofreu no sábado (4) quando foi a uma padaria. "A gente sai e não sabe se volta. Ontem mesmo a esposa do meu neto foi na padaria e assaltaram ela, bateram nela", conta, relatando sua principal preocupação: "É a falta de segurança, nós não temos nada. Acho difíicil melhorar nesse caminho que se vai".

A votação, que começou às 8h, se encerra às 17h. Os gaúchos deverão saber o resultado matemático do primeiro turno das eleições até as 21h, segundo estimativa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). No total, o estado tem 8,3 milhões eleitores, que vão exercer o direto ao voto em 8.797 locais.  Foto: Thiago Morão --Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário