> TABOCAS NOTICIAS : DIA DA ONU - 24 DE OUTUBRO - Organização das Nações Unidas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

DIA DA ONU - 24 DE OUTUBRO - Organização das Nações Unidas

A principal dificuldade encontrada pelas forças de paz da ONU para resolver os conflitos é a falta de vontade das partes envolvidas em buscar uma solução pacífica. Outro problema é que os países participantes não têm proporcionado recursos suficientes.

Para se ter uma idéia, em 1994, o Conselho de Segurança apontou para a urgente necessidade de se ter 5.500 soldados em Ruanda, na África, a fim de conseguir manter a paz e a segurança. Mas os países membros demoraram mais de seis meses para fornecer pessoal, quando 19 governos prometeram ter à disposição 31.000 soldados de reserva para as operações de paz das Nações Unidas.

O custo dessas operações não é nada se comparado com o que é gasto nos conflitos. Em 1997, por exemplo, cada dólar necessário para empreender uma ação militar equivalia a menos de um quarto de centavo investido para a atuação das forças de paz.

O Dia da ONU
O dia 24 de outubro é o dia das Nações Unidas porque foi exatamente nessa data, no ano de 1945, que a Organização passou a existir oficialmente.

Em 1945, quando o mundo comemorava o fim da II Guerra Mundial, foi realizada, em São Francisco (EUA), a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, com a presença de 50 países, inclusive o Brasil. 

Desse encontro, resultou um documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado pelos 50 países participantes, que se comprometiam a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, além de promover o desenvolvimento dos países no mundo todo. Assim nasceu a Organização das Nações Unidas - ONU.

Na verdade, ela veio substituir a Liga das Nações, que havia surgido no final da Primeira Guerra Mundial, com finalidade parecida.

Atualmente, a ONU conta com 189 das 192 nações existentes no planeta. A paz e a segurança são os objetivos principais em todas as suas iniciativas. Uma prova disso foi que, em 1988, as forças de manutenção de paz das Nações Unidas ganharam o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu empenho em preservar a harmonia entre os povos. 

As Forças de Paz
As forças de manutenção de paz das Nações Unidas, caracterizadas por suas boinas azuis, ajudam a aplicar os acordos de paz, fiscalizam o cessar fogo, fazem patrulhamento das zonas desmilitarizadas, criam zonas de separação entre forças em conflito e procuram suspender as lutas, enquanto os negociadores buscam uma solução pacífica para as controvérsias.

ONU - Organização das Nações Unidas
É importante esclarecer que a ONU não tem exército. Os países membros é que oferecem equipes e tropas para cada missão de manutenção de paz, de forma voluntária. Além dos militares, essas operações contam também com agentes de polícia e observadores da situação dos direitos humanos, que só utilizam as armas estritamente necessárias para sua defesa pessoal. Em muitos dos casos, vão desarmados, tendo na imparcialidade, na persuasão e no uso mínimo da força a sua principal "arma".

Os soldados das forças de paz não juram obediência às Nações Unidas, mas aos governos de seus países. Vestem seus próprios uniformes, identificando-se como integrantes das missões apenas pelas boinas azuis, que é um tipo de distintivo da ONU. Cada nação tem autoridade sobre suas tropas, podendo retirá-las das regiões de conflito no momento em que desejarem.

Or principais órgãos da ONU
Para desenvolver seu trabalho e alcançar seus objetivos, a ONU precisa estar bem estruturada. Basicamente, a Organização é composta por cinco órgãos:

Assembléia Geral - é formada por todos os países participantes, reúne-se uma vez a cada ano e constitui a principal instância deliberativa, isto é, é o órgão onde são discutidas e tomadas as decisões.

Conselho de Segurança - é responsável pela manutenção da paz e da segurança no mundo, reúne 15 países, sendo que Reino Unido, EUA, Federação Russa, França e China são membros permanentes, com direito a veto de resoluções. Os outros dez são eleitos em sistema rotativo, ocupando o lugar por dois anos.

Secretaria Geral - é encarregada de administrar os programas e as políticas dos órgãos da ONU. O ganense Kofi Annan (de Gana, país na África) é o atual secretário-geral.

Conselho Econômico e Social - é o coordenador dos trabalhos econômicos e sociais da ONU, com sessões anuais que chegam a durar um mês.

Corte Internacional de Justiça - julga as disputas entre os países. Compõe-se de 15 juízes do mundo todo, escolhidos pela Assembléia Geral e pelo Conselho de Segurança através do voto.

Além desses órgãos, a ONU mantém ainda as Agências Especializadas - 16 ao todo - que trabalham com diversos setores, saúde e finanças, por exemplo, promovendo ajuda de todo o tipo no mundo: à criança, aos refugiados... O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde fazem parte desse grupo de agências da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário