> TABOCAS NOTICIAS : Cientistas alertam: Ebola pode chegar ao Reino Unido e França até o fim do mês

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cientistas alertam: Ebola pode chegar ao Reino Unido e França até o fim do mês

Morgana Wingard/USAID
De acordo com cientistas, o ebola pode chegar ao Reino Unido e à França até o final do mês. Uma análise dos padrões de dispersão de doenças e dados de tráfego aéreo feita por especialistas mostrou que há uma chance de 75% de que o vírus seja importado para a França até 24 de outubro. Para o território britânico, esse risco é de 50%. A França um dos países com maior probabilidade de ser o próximo atingido, porque os países mais afetados - Guiné, Serra Leoa e Libéria - incluem falantes de francês e têm ocupado rotas de viagem de volta. O aeroporto de Heathrow, no Reinu Unido, é um dos maiores centros de viagem do mundo.

Responsável por mais de 3.400 mortes desde que começou em março, na África Ocidental, a epidemia já infectou quase 7.200 pessoas até agora.

As estimativas, baseadas em um tráfego aéreo permanecendo em plena capacidade, mostram que uma possível redução de 80%, diminuiria o risco da França a 25%, e a 15% no Reino Unido. Porém o estudo mostra que pessoas podem levar o vírus para a Europa sem saber que estão infectadas. Espanha e a Suíça têm 14% de risco, enquanto a Bélgica, tem uma chance de 40% de ver a doença importada. O estudo foi publicado na revista PLoS Current Outbreaks. O estudo também está sendo atualizado no MoBs Lab.

"Esta não é uma lista determinista, é sobre probabilidades", disse Alex Vespignani à Reuters. Vespignani é professor no Laboratório de Modelagem de Sistemas Biológicos e Sócio-técnicos da Northeastern University, em Boston e liderou a pesquisa. "Mas essas probabilidades estão crescendo para todos. É apenas uma questão de quem tem sorte e quem fica com azar", completou o professor. Com informações do Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário