> TABOCAS NOTICIAS : Cadeira de rodas, que funciona por comando de voz, está sendo desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul)

sábado, 25 de outubro de 2014

Cadeira de rodas, que funciona por comando de voz, está sendo desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul)

Foto: Acervo Pessoal/Gustavo Peglow Kuhn
Uma cadeira de rodas, que funciona por comando de voz, está sendo desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

Dois professores e 10 alunos se dedicam ao projeto sobre acessibilidade, iniciado em um grupo de pesquisa do IFSul no campus de Pelotas.

Segundo o professor Igor Barros, um dos coordenadores do estudo, a ideia original era desenvolver uma cadeira de rodas motorizada que consumisse menos bateria, e tivesse maior rendimento e vida útil. 

Desde 2007, quando a pesquisa foi iniciada, os alunos que passaram pelo curso foram agregando suas contribuições, dentre elas o comando por voz.

“O que buscamos é incentivar os alunos a usar sua criatividade para desenvolver tecnologias baratas que possam ajudar a maior quantidade de pessoas”, afirma Rodrigo.

Em fevereiro deste ano, o estudante Gustavo Peglow Kuhn assumiu o projeto e desde então vem trabalhando em melhorias no comando de voz, adicionando método para evitar erros na interpretação dos comandos.

Ele também está criando controle de velocidade e implementando sistema de aceleração em rampa, para impedir solavancos na partida e na parada.

Além destas alterações no sistema de reconhecimento de voz, ele também criou dispositivo de controle por aplicativo Android via Bluetooth.

Qualidade de vida
“A proposta é dar maior qualidade de vida aos cadeirantes, principalmente aos tetraplégicos, criando um sistema que seja adequado as suas necessidades”, garante Gustavo. 

O próximo passo é registrar a patente do equipamento e buscar parcerias para a produção. “Pretendemos levá-lo ao mercado a preço acessível, de preferência com auxílio de alguma empresa que já tenha experiência na área de cadeiras motorizadas”, garante o estudante.

A pesquisa faz parte das atividades do curso técnico em eletrônica e foi exibida durante a última edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Com informações do Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário