> TABOCAS NOTICIAS : Brasil sai do mapa mundial da Fome

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Brasil sai do mapa mundial da Fome

Foto: reprodução/Planalto.gov
O Brasil reduziu em 82% a população considerada em situação de subalimentação entre 2002 e 2013, e deixou o mapa mundial da Fome.

Os dados foram apresentados hoje pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). 
O País foi citado como caso de sucesso no esforço mundial pela redução da fome. Segundo a entidade, agora 1,7% da população brasileira (3,4 milhões de pessoas) permanece em situação de insegurança alimentar. O índice abaixo dos 5% aponta o fim da fome estrutural no País.

O Programa Fome Zero, que colocou a segurança alimentar no centro da agenda política, foi o que possibilitou ao País atingir a redução, incluída entre os Objetivos do Milênio da ONU, aponta o estudo.

O levantamento também cita os programas de erradicação da extrema pobreza, a agricultura familiar e as redes de proteção social como medidas de inclusão social no País.

“No Brasil, os esforços que começaram em 2003 tem resultado em processos bem sucedidos e políticas que tem reduzido de forma eficiente a pobreza e a fome”, diz o relatório.

“Nos últimos anos, o tema da segurança alimentar foi posto no centro da agenda política do Brasil. Isso permitiu que o País alcançasse tanto o primeiro objetivo do ODM, como da Cúpula Mundial da Alimentação””, avalia a Representante Regional Adjunta da FAO para a América Latina e Caribe, Eve Crowley.

Segundo ela, os atuais programas de distribuição de renda e erradicação da pobreza estão focados na vinculação de políticas para o fortalecimento da agricultura familiar com a proteção social. 

“Há ainda muito a ser feito no Brasil, mas as conquistas estão preparando o país para os novos desafios que deverão enfrentar”, afirma a representante.

Eve disse que o Brasil é um dos melhores exemplos do mundo na redução da fome: 

“Temos obrigação de ajudar países dentro da região. Todos têm direito a uma alimentação saudável. É um imperativo político e moral”. Com informações do BlogdoPlanalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário